IBGE divulga este mês número de habitantes em Sinop
Mas, segundo o coordenador regional Remildo Souza, a falta de colaboração de alguns moradores que se recusaram em atender ou fornecer as informações solicitadas pelos recenseadores, pode refletir no resultado final. “Estamos retornando em todas as casas que estavam fechadas e fazendo uma revisão, mas há uma preocupação que não alcance o número esperado”, completou Souza.
O levantamento de dados já foi concluído em todo o Nortão. O último município foi Juara (300 km de Sinop), esta semana. Em algumas cidades, a contagem deve corrigir números defasados, já que o último censo foi realizado em 2000. No ano passado, Sorriso apareceu com 50.613, Alta Floresta com 47.281, Lucas do Rio Verde com 28.646 e, Guarantã do Norte, com 33.791. Alta Floresta espera que ultrapasse 50 mil, assim como Sorriso, que contestou os dados do instituto.
Por meio destes números, o Governo Federal define a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados, a distribuição dos recursos é feita de acordo com o total de habitantes de cada cidade.
O censo está sendo realizado em todos os municípios brasileiros com até 170 mil habitantes. Em Mato Grosso, ficaram de fora somente Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.
Comentários