Percival: Saúde precisa de mais atenção e recursos
“A crise existe e é preciso mais investimentos na área, pois, do contrário, a situação ficará insustentável. Está vindo como um furacão e vai explodir como uma bomba, entrando num caos pior do que os vividos por alguns Estados do Nordeste, conforme relatado por um grande jornal nacional nesta quarta-feira”, advertiu, lembrando que foi preocupado em melhorar o quadro atual que apresentou duas emendas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) com intuito de aumentar para o setor a destinação de recursos provenientes das transferências federais e impostos. “Mas, infelizmente, foram rejeitadas”.
Segundo o deputado Percival, que esteve nos últimos dias participando de encontros do PPS em municípios do Baixo e Médio Araguaia, foram muitas as reclamações recebidas por ele de moradores da região sobre a precariedade do atendimento nos Hospitais Regionais de Saúde.
“Os consórcios regionais de saúde são na prática uma tapeação. No caso do Hospital Regional de Rondonópolis, por exemplo, existe uma fila para cirurgias que passa dos dez mil inscritos”, relatou.
O parlamentar socialista fez questão de deixar claro, em sua fala, que o problema da saúde não está na gestão da pasta, mas, sim, na falta de recursos para investir mais no atendimento da população que necessita desse serviço público.
“O secretário de Saúde, Augustinho Moro, é um dos mais bem intencionados deste governo. No entanto, a questão central, nesse caso, é que a triste realidade atual não será resolvida só com gestão e boa intenção, mas, sim, com o aumento substancial de recursos investidos na Saúde”, opinou. “Com mais recurso à disposição, até pode se reforçar a gestão para gastar bem o dinheiro e atender satisfatoriamente a população”, ponderou.
Comentários