Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 19:21

    Imprimir


Representantes da Cervejaria Petrópolis S/A, que será instalada no município de Rondonópolis (212 quilômetros ao Sul de Cuiabá) no mês de janeiro de 2008, estiveram na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso (Seder-MT) na tarde dessa terça-feira (07.08). O objetivo da visita foi discutir projetos de reflorestamento com o secretário Neldo Egon Weirich e o coordenador do Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado de Mato Grosso (MT-Floresta), Rogério Monteiro.

A cervejaria, que deve ofertar cerca de 340 empregos diretos, também se mostra preocupada com o desenvolvimento ambiental, já que contratou uma empresa de reflorestamento e pretende plantar 660 hectares de eucalipto na região Sul. Com um consumo estimado de 13.600 toneladas de lenha por ano, a preocupação dos investidores é que além de não faltar o produto, ele seja extraído de forma correta e ainda traga lucros para o Estado, por isso eles buscaram informações sobre programa MT-Floresta, que coordena as atividades de florestamento, reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente em Mato Grosso.

O secretário Neldo Egon considerou importante a atitude da direção da cervejaria ao se preocupar com a preservação ambiental antes mesmo de ter sua indústria instalada. “Uma empresa que chega com essa mentalidade é muito bem vinda a Mato Grosso, já que preservar o meio ambiente faz parte de uma determinação do Governo do Estado. Portanto, a Seder-MT está à disposição e nossa equipe técnica ajudará no que for possível”, disse.

O coordenador do MT-Floresta, programa subordinado a Seder-MT, explicou aos representantes da cervejaria os meios legais de reflorestamento e também os orientou, já que pela nova lei ficam obrigados a efetuar a reposição florestal, todas as pessoas físicas ou jurídicas que explorem, suprimam, utilizem, transformem ou consumam produtos e subprodutos de origem florestal no território de Mato Grosso, conforme normas e procedimentos estabelecidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Ednilson de A. de Moraes e Wilson Carlos Souza, que representam a Cervejaria Petrópolis S/A, se disseram satisfeitos com a receptividade que tiveram na Seder-MT e com os esclarecimentos. “Respondemos por uma empresa moderna e que se preocupa com o meio ambiente, por isso antes mesmo de começarmos a produzir queremos saber quais os meios legais de extração da madeira e, mais, queremos repor com responsabilidade o que for extraído”, avalia Ednilson Moraes.

A Cervejaria Petrópolis produz as cervejas Crystal, Petra e Itaipava. Sua nova unidade será instalada numa área de 40 hectares no novo Distrito Industrial, na BR 163, em Rondonóplis. A fazenda onde os eucaliptos serão plantados ficará localizada cerca de 100 quilômetros do município e deve ofertar cerca de mais 40 empregos diretos.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212995/visualizar/