Autoridades discutem alternativas para o SUS
Durante a reunião, a comissão organizadora da CST convidou o médico e diretor-superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), José Carlos Amaral Filho para falar sobre o assunto. De acordo com o médico, o SUS necessita de medidas imediatas para melhorar o atendimento, como por exemplo, mais orçamento para os dois hospitais de Cuiabá (HUJM e Hospital Geral).
“Com verbas maiores poderemos avançar na auto-complexidade, porque hoje o que se observa é que tudo recai sobre a demanda de recursos”, destacou Amaral.
Na oportunidade, o diretor superintendente explicou a situação do HUJM, que passa por reformas em sua estrutura física. “Algumas partes se deterioraram ao longo dos anos e, para isso, lançamos um projeto (Abraça o HUJM) para melhorar o atendimento do hospital”, disse o médico.
O presidente da Câmara Setorial, José Lacerda entende que o assunto é bastante complexo e o debate têm por meta definir um estudo que permita o enfrentamento das deficiências. “A idéia é aproveitar o conhecimento das pessoas envolvidas nessa área para buscarmos alternativas que melhorem a atual situação do SUS”, ressalta Lacerda. Também participaram da CST, o deputado Junior Chaveiro (PMN), representantes da área da saúde municipal e estadual, médicos e sociedade civil.
Comentários