Prefeitos debatem alternativas econômicas para o Nortão nesta 4ª
Um deles é a implantação de mini-usinas de álcool, segundo o secretário executivo do consórcio, Paulo Roberto Ferreira. Será incentivado o plantio de cana-de-açúcar pelas famílias de produtores assentados organizados ao nível de cooperativas em áreas de projeto do Incra que tenham disponibilidade de até 300 hectares, para o plantio de cana-de-açúcar. "Os cálculos das receitas com o plantio da cana, tomando-se por base a produtividade média de 120 toneladas de cana por hectare e que cada tonelada deve render 800 litros de calda no processo industrial de extração, a produção esperada de etanol é de cerca de 9.600 litros por hectare, uma vez que o álcool representa 10% do volume da calda", explica o secretário.
Segundo ele, o papel do consórcio nesse processo é catalizar e agregar as cadeias envolvidas, estimular a criação de uma central de cooperativa do setor, promover eventos de atualização técnica e esclarecimento dos produtores em palestras e workshops sobre variados temas.
Os consórcios de desenvolvimento, através da parceria dos municípios, desenvolvem ações em diversas áreas, entre social, ambiental, agricultura familiar, saúde, dentre outras. Também visa fomentar cadeias produtivas e o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, com ações conjuntas para diminuir as desigualdades regionais, mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo.
A reunião será às 19:00h, no auditório da Aces- Associação Comercial e Empresarial de Sorriso.
Comentários