Eleitor mantém preferência por Rabello em Cuiabá
O deputado estadual e apresentador Walter Rabello (PMDB) confirma a hegemonia nas urnas caso as eleições fossem hoje em Cuiabá, com pico de aprovação de 44%. Pesquisa da KGM mostra que o candidato à prefeitura de Cuiabá supera adversários tanto nas amostragens estimuladas quanto espontâneas. A diferença perante o atual prefeito, Wilson Santos (PSDB), chega a 26 pontos percentuais em entre os cenários apurados.
O maior abismo entre os adversários desponta na simulação sobre qual candidato venceria as eleições hoje, independente da preferência pessoal em questão. Enquanto Rabello lidera no quesito com 44,4%, Wilson ocupa o segundo lugar com 18,4%. A diferença de 26 pontos percentuais é bem maior que a soma dos votos pulverizados entre os demais citados, de 17,4%.
Ainda no quesito espontâneo, Rabello lidera as intenções de votos com 17,4% dos eleitores, seguido por Wilson, com 13,5%. Em terceiro lugar figura o deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), com 6,5% das opções de voto. Os deputados federais Carlos Abicalil (PT) e Valtenir Pereira (PSB), a senadora Serys Slhessarenko (PT), o médico Alencar Farina (PR) e o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) aparecem com percentuais ínfimos perante o eleitorado, entre 0,5% e 2,3%.
Curiosamente, o conselheiro do Tribunal de Constas do Estado (TCE) e ex-governador Júlio Campos e o deputado estadual Humberto Bosaipo (DEM) são citados no item espontâneo da pesquisa, ambos com 0,3% dos votos. Os dois pertencem a bases eleitorais que não a Capital.
A rodada elaborada pela KGM também aborda três cenários estimulados. Nos três a disputa seria polarizada entre Walter Rabello e Wilson Santos. O peemedebista desponta nessas amostragens com o pico de votos em 42,6%, enquanto a fatia máxima de eleitores obtida pelo tucano é de 28,3%. O duelo é menos intenso no quadro que inclui o deputado Sérgio Ricardo, demonstrando uma diluição parcial dos votos.
Na primeira simulação estimulada Rabello desponta com 31,9% dos votos, enquanto WS detém 24,9% e Sérgio Ricardo 14,8% dos votos caso as eleições fossem hoje. O federal Carlos Abicalil também foi incluso na amostragem, com 6,2% dos votos. O ex-secretário de Estado de Educação, Luiz Antonio Pagot, obteria apenas 1% dos votos. Aspirante à presidência do Departamento Nacional de Infra-estrutura dos Transportes (Dnit), a candidatura de Pagot é tida como “Plano B” no PR caso o projeto de Sérgio não se viabilize na corrida sucessória.
No segundo cenário estimulado Rabello detém 41,8% das intenções de voto, ao passo que o atual prefeito concentra 28,1% dos eleitores. Caso as eleições fossem hoje, numa eventual disputa Abicalil atingiria 8,8% do eleitorado, enquanto Pagot agregaria apenas 1,6% da preferência nas urnas de Cuiabá.
O melhor desempenho tanto de Rabello quanto de Wilson Santos se nota no último cenário espontâneo, com 42,6% e 28,3% do eleitorado, respectivamente. O quadro inclui Valtenir Pereira, com 6% das intenções, e a petista Serys, escolhida por 5,7% dos eleitores.
A pesquisa da KGM consultou a opinião de 385 eleitores cuiabanos entre os dias 28 e 30 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro corresponde a 5%. A técnica utilizada é o método ‘tracking’, com a aplicação de questionário estruturado via telefone.
Comentários