Projeto Rondon finaliza missão em Nortelândia
Um grupo de estudantes de universidades brasileiras, que integram a retomada do Projeto Rondon, pelo Governo Federal em parceria com o Exercito Brasileiras e instituições de ensino do país, finalizaram sua missão no município de Nortelândia, no fim do mês de Junho, após cerca de 15 dias desenvolvendo várias atividades junto à comunidade local.
O objetivo do projeto Rondon, foi desenvolver a integração entre acadêmicos e a comunidade do município de Nortelândia, por meio de ações participativas. O grupo formado por 04 professores universitários, 12 alunos e um tenente do Exercito Brasileiro, são das regiões Sul e Sudeste do país.
A instituição que representa o Sudeste é a Uniararas (Fundação Hermínio Ornetto) da cidade de Araras (SP), composta por 06 acadêmicos de diversas formações, como Biomedicina, Psicologia, Fisioterapia, Biologia e Tecnologia de Alimentos, já os coordenadores, são da área de Ecologia Humana e Gestão Ambiental.
A Faculdade Jangada da cidade de Jaraguá do Sul (SC) representa a área da saúde e estava formada por um grupo de 06 acadêmicos e 02 coordenadores. Os acadêmicos são da área de Enfermagem, Biologia e Educação Física. Os professores da área de Gestão Hospitalar e Saúde e Desenvolvimento Social.
As ações desenvolvidas pelo grupo se concentraram em oficinas, debates e visitas, que proporcionam trocas de experiências, em ações de educação, informação e formação, envolvendo a comunidade escolar das escolas da rede estadual, municipal e APAE, assentados do Assentamento Raimundo da Rocha, São Francisco, Nossa Terra Nossa Gente, Acampamento Maria Ben vinda e Barreirão II, Agentes de Saúde, Pastoral da Criança, Mulheres, professores, lideranças, merendeiras, servidores públicos, gestores públicos, conselhos e municipais e comunidade local em geral.
Ao som da música “Amigos para Sempre”, a equipe que esteve no município de Nortelândia, deu adeus à cidade. “Muitas sementes foram lançadas, algumas em lugares secos outras não, porém, a semente que pode mesmo dar frutos é a semente que está dentro do coração de cada um de vocês”, ressaltou o aluno do curso de Educação Física, da Faculdade Jangada, em Jaraguá do Sul (SC), Anderson Rodrigues da Silva, de 19 anos.
Os Rondonistas visitaram na Praça Edgar de Araújo, a principal no centro da cidade, a arvore “Pau Brasil” plantada pela primeira equipe do Projeto Rondon que esteve na cidade, na década de 70, o que comoveu os integrantes do projeto, cerca de 35 anos depois. Durante quase um dia todo, os acadêmicos e professores, realizaram um evento na praça, para marcar a passagem da expedição que comemora o Centenário de Rondon.
O prefeito municipal de Nortelândia destacou a expedição, que para ele proporcionou um intercâmbio com a comunidade local, levando conhecimentos que foram importantes para cada segmento atingido pelos serviços oferecidos.
O Projeto Rondon foi realizado no Estado em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da SEC-MT, dentro da programação das comemorações ao Centenário da Comissão Rondon.
Comentários