Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 05 de Agosto de 2007 às 08:02

    Imprimir


- O Exército dos Estados Unidos anunciou neste domingo ter matado um importante líder da Al Qaeda acusado de planejar os ataques a um santuário xiita que multiplicaram a violência sectária no país.

As autoridades americanas disseram que Haitham al-Badri estaria por trás dos ataques ao santuário Al-Askari, na cidade de Samarra, no início de 2006 e em junho deste ano. As explosões destuíram sua cúpula dourada e seus minaretes.

Segundo os Estados Unidos, Al-Badri, suposto líder da Al Qaeda na província Salahuddin, teria sido morto na quinta-feira durante uma operação militar americana em Samarra. Relatos não confirmados afirmam que ele teria sido morto em um ataque aéreo.

Dezenas de milhares de iraquianos foram mortos nos confrontos sectários no país intensificados após militantes sunitas terem explodido o santuário e danificado sua famosa cúpula dourada, no início de 2006.

A mesquita do santuário foi atacada novamente em junho deste ano, quando foram destruídos seus minaretes antigos.

O correspondente da BBC em Bagdá Andy Gallacher diz que o governo iraquiano sempre culpou Al-Badri pelo ataque de fevereiro de 2006 à mesquita, visto por muitos como o momento em que a violência sectária saiu do controle.

A mesquita é um dos locais mais sagrados para os xiitas no Iraque.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213469/visualizar/