Avenidas do Barbado e Moinho serão construídas com ciclovias
Foto: Reprodução
Dentro do plano de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, a duplicação da avenida Arquimedes Pereira Lima (Moinho) e a construção da avenida Parque do Barbado - com assinatura de ordem de serviço na sexta-feira (26) - contarão com ciclovias. A garantia é da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), que confirmou a inclusão de pistas sinalizadas para ciclistas nestas duas vias.
De acordo com a Secopa, a implantação de ciclovias consta nos projetos das duas vias desde a elaboração do projeto original e foram mantidas. O secretário da Copa, Maurício Guimarães afirmou que a obra está garantida em reunião com os vereadores na Câmara Municipal de Cuiabá, na última segunda-feira.
Serão três quilômetros de ciclovia que além de dar opções de locomoção para a população, contribuirá para a redução do fluxo de carros e trará benefícios à saúde. Segundo o vereador Pedro Nadaf, a lei que trata dos direitos dos ciclistas não é tem sido garantida e que é necessária a implantação de vias que possa dar maior segurança à categoria, principalmente em bairros como o do Pedra 90. “Na região do Pedra 90 a maior parte dos moradores utilizam a bicicleta para se locomoveram, então torna-se necessária a construção de uma ciclovia para atender aquela região”, declarou Nadaf.
Ciclistas chegaram a realizar uma manifestação na praça 8 de abril em Cuiabá, no ano passado, solicitando a construção de ciclovias em pelo menos 5% das vias da capital. Atualmente a capital mato-grossense possui apenas uma ciclovia construída ao longo da Avenida das Torres e uma segunda improvisada por moradores da rua Barão de Melgaço.
Comentários