Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 03 de Agosto de 2007 às 08:40
Por: André Xavier

    Imprimir


O governador Blairo Maggi lançou na tarde de ontem (02.08), em Rosário Oeste (128 Km ao Norte de Cuiabá), as obras de asfaltamento de um trecho de 10 quilômetros da rodovia MT-010, a partir daquele município em direção a Acorizal (62 Km ao Norte da Capital). O ato atende a um compromisso feito pelo próprio governador quando participou há pouco mais de um mês, das comemorações do aniversário de 142 anos de Rosário Oeste.

Segundo ele, o asfalto não apenas irá melhorar o acesso entre os dois municípios, como também beneficiará o acesso à Capital de pessoas originárias dos municípios do Norte e Médio Norte do Estado, entre eles, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde. Para Zeno Gonçalves, prefeito de Rosário Oeste, a obra significa um marco na história do município.

“É um sonho de muitas gerações, de muitos prefeitos e de todo um povo que sabe de sua importância e agradece ao governador Blairo Maggi por sua realização, pois foi o governador que mais trouxe obras e programas sociais para Rosário. Por isso, Rosário e Mato Grosso passam a ter dois momentos: um, antes do governador Blairo Maggi e outro, depois do governador Blairo Maggi”, ressaltou ele.

Entre os benefícios que o município conseguiu do governo do Estado, de acordo com o prefeito, estão a execução do maior projeto de cadastramento rural, o projeto Varredura, que culminou com a construção de mais de 800 casas nos projetos de assentamento rural do programa Nossa Terra Nossa Gente, do Intermat. “Rosário conseguiu 230 casas populares do programa Nosso Lar, nas três modalidades, além de diversos convênios sociais na maioria das áreas. Mas, além disso, e, acima de tudo, o governo vem trazer, junto com as obras físicas, o otimismo, o entusiasmo, a esperança de um novo tempo, ao cidadão rosariense”, assinalou Zeno Gonçalves.

O valor da obra é R$ 4,3 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). O contrato, assinado na cerimônia, pelo empreiteiro Mário Cândia, o governador, o secretário estadual de infra-estrutura, Vilceu Marcheti e o prefeito Zeno inclui ao todo 32,1 quilômetros de asfalto.

O governador salientou que as obras de infra-estrutura credenciarão Rosário Oeste a receber novos investimentos no processo de verticalização por que passa o Estado. Maggi observou que até o final deste ano, os 10 quilômetros estarão concluídos e, no ano que vem, toda a extensão da MT-010 interligará os municípios de Rosário a Acorizal. Até lá, as ligações asfálticas entre Acorizal, Jangada e Cuiabá também estarão concluídas.

Maggi sustentou que sem infra-estrutura não há progresso, desenvolvimento econômico e inclusão social. Ele buscou numa frase que disse ter ouvido numa ocasião, na região do Alto Xingu, e a repetiu: “Onde não há asfalto e luz elétrica não há progresso, porque progresso não anda em estrada de chão e nem dorme no escuro”, enfatizou.

Sobre os investimentos do governo do Estado em infra-estrutura na Baixada Cuiabana, Maggi citou mais quatro obras que já estão em andamento: a ligação asfáltica entre Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço; as melhorias nas ligações entre Barão de Melgaço e Porto de Fora, o prosseguimento do asfaltamento da estrada que liga Poconé a Porto Cercado e o asfaltamento da rodovia que liga Chapada dos Guimarães a Campo Verde. “Com essas obras, toda a Baixada Cuiabana estará ligada por asfalto, que não significa só melhor acesso á produção, mas significa mais saúde, acesso a escolas, à assistência médica”, destacou o governador.

Padaria comunitária

Antes da cerimônia de lançamento das obras de asfaltamento, o governado participou da inauguração da padaria comunitária do projeto Pão Nosso, da organização não governamental Instituto Atitude, em parceria com a prefeitura municipal de Rosário Oeste. A padaria funcionará no interior do Educandário Espírita Allan Kardec e tem uma previsão inicial de oferecer 3 mil pães por dia aos 206 alunos da instituição e à comunidade, gratuitamente.

A padaria já começa a operar na próxima semana, disse o técnico de alimentos e responsável pela produção, Sérgio Marques. Ele informou que o projeto já possui quatro padarias comunitárias no Estado. Uma em Rondonópolis, uma em Cuiabá, uma em Poconé, a de Rosário e mais outra que entrará em operação também em Cuiabá. O maquinário utilizado é fruto de doações de empresários e os pães são distribuídos gratuitamente a famílias carentes cadastradas nessas localidades.

Segundo a diretora do Educandário e primeira dama de Rosário Oeste, Tânia Conrado da Costa Gonçalves, a padaria foi o resultado de uma parceria entre o município e o Atitude, mas contou com a ajuda do governo do Estado. Ela fez um breve histórico das atividades do Educandário e suas ações sociais. “Quem fundou o educandário foi Zeno Gonçalves, quando ele nem pensava que seria político. Nós começamos debaixo de uma mangueira”, lembrou ela, que ressaltou a importância do instituto Atitude que “veio somar ao trabalho já desenvolvido pelo Educandário”, observou.

Cercado por crianças de todos os lados, o governador afirmou que o trabalho desenvolvido é dos mais bonitos e que vê beleza nessas atitudes de doação em benefício dos mais carentes, principalmente de crianças. “É uma cena bonita não só para os olhos, mas para a alma também”, frisou. Ele lembrou que em geral o caminho para a concretização de um sonho é difícil, mas o educandário e a ong Atitude estão plantando o futuro.

Integraram a comitiva do governador os secretários de Estado Neldo Egon (Desenvolvimento Rural); Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), Clóves Vettorato (Projetos Estratégicos), coronel PM Orestes Oliveira (Casa Militar); os prefeitos Zeno Gonçalves (Rosário Oeste), Murilo Domingos (Várzea Grande) e Chico Mendes (Diamantino), além dos deputados estaduais Wagner Ramos, Chica Nunes, Mauro Savi, Campos Neto e o suplente de senador, Luiz Antônio Pagot.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213816/visualizar/