Estado garante auxílio a 89 atletas de 15 modalidades
A Bolsa garante pelo período de 12 meses, o repasse de recursos para custeio das atividades esportivas do atleta, além de auxiliá-lo durante as competições e na aquisição de materiais esportivos, transporte, hospedagem, entre outros.
A Comissão da Bolsa Atleta recebeu, até o dia 30 de março, 119 pleitos ao beneficio. Os pedidos foram encaminhados ao Conselho Estadual de Desporto para análise da documentação e posterior homologação pelo secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho. Das 89 bolsas distribuídas, 33 são remanescentes dos pedidos de renovação dos bolsistas contemplados em 2006, somadas a outras 56 novas inscrições em 2007.
Baiano Filho chama a atenção para a ampliação no número de atletas beneficiados, em comparação aos anos de 2005, quando foram atendidos 41 bolsistas e 2006, com 37 atletas contemplados. “No final de 2006, estive com o governador que me garantiu recursos para atender a 100% dos pedidos pela bolsa, e isso foi cumprido, do total de solicitações, todas que preencheram os requisitos foram contempladas, o que se traduz em melhor desempenho de nossos atletas, e consequentemente, de nosso estado”, afirma Baiano.
Entre as modalidades contempladas estão, atletismo (11 beneficiados), para-atletismo (04), boxe (02), goalboll (01), judô (04), karatê oficial (07), karatê shotokan (04), karatê dô tradicional (25), kung fu wushu (10), tae kwondo (04), natação (08), tiro (02), xadrez (01), xadrez para-olímpico (02) e handebol (04). Já entre os contemplados, 10 fazem parte da categoria Atleta Estudantil, com uma bolsa mensal de R$ 500, e os demais, 79, se encaixam na categoria Atleta Nacional, com o repasse de R$ 800.
Na categoria Nacional são beneficiados os atletas de rendimento com idade mínima de 14 anos, vinculados a alguma entidade estadual de administração desportiva (federações), e que preencham os requisitos em plena atividade esportiva. Também são critérios para o pleito a bolsa possuir títulos e/ou resultados nacionais em competições oficiais constadas no Calendário do Ministério do Esporte, não receber salário de entidades desportivas e ter obtido até a sexta colocação.
Já na categoria Estudantil, são contemplados estudantes com idade entre 12 e 16 anos, que esteja matriculado em instituição de ensino público ou privado, não receba salário de entidade desportiva e que tenha participado no ano anterior ao pleito da bolsa, das Olimpíadas Escolares Brasileiras, com colocação até o sexto lugar.
Confira a lista de atletas contemplados para o período de 2007, no site www.esportes.mt.gov.br
Comentários