Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 02 de Agosto de 2007 às 14:22
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


No Dia Mundial da Juventude, 13 de agosto, o Governo de Mato Grosso vai assinar o decreto criando a Assessoria Especial da Juventude e o ato de convocação da Conferência Estadual da Juventude. O anúncio foi feito durante reunião com secretários de Estado na manhã desta quinta-feira (02.08), no Palácio Paiaguás. De acordo com o secretário de Planejamento e Coordenação Geral , Yênes Magalhães, com esse ato o governador Blairo Maggi vai cumprir um compromisso político feito para esse segundo mandato.

A assessoria será vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), mas terá a contribuição de representantes técnicos de cada secretaria. O novo assessor vai coordenar as ações de todas as secretarias. "Nós vamos transformar isso num grande programa voltado para a juventude" disse Yênes.

Hoje foi o primeiro encontro para que os titulares das pastas pudessem apresentar algumas atividades voltadas para a juventude, de iniciativa de cada secretaria, e conhecer a proposta do governo estadual para atingir os jovens, que representam 1 milhão de habitantes em Mato Grosso e enfrentam dificuldades de diversas ordens. A idéia é unificar as ações já desenvolvidas pelo governo e preparar uma política pública para a juventude de Mato Grosso.

Apesar de já ter muitos programas que atendem a necessidade dos jovens, a secretária Terezinha Maggi destacou que com a criação de uma assessoria as ações governamentais serão incrementadas conforme a necessidade dos jovens. “O jovem precisa saber que ele pode ter acesso a empregabilidade, capacitação, o que ele está pedindo o Estado já está oferecendo”, salientou.

O técnico de planejamento Rafael Henrique Cruz Santos será nomeado o assessor especial. Ele já atua nos movimentos da juventude e acompanhou as discussões sobre os principais pontos indicados como prioritários por diversos segmentos representantes do setor. Para Rafael, além dos diversos programas já existentes na área de segurança pública, saúde, educação, esporte e lazer, cultura, agricultura e outras, a decisão de criar uma assessoria especial vai despertar o envolvimento político e social do jovem. “Eles representam 30% do eleitorado e precisam também se preocupar com o papel de cidadão, ser economicamente ativo, ter responsabilidade social”, afirmou Rafael.

Segundo ele, outro ponto positivo será na atração de investimentos do Governo Federal. Muitos programas nacionais destinam recursos para atender o jovem e com essa organização o Estado conseguirá trazer mais verbas para desenvolver políticas públicas.

A Conferência Estadual discutirá as propostas de Mato Grosso para serem levadas para a Conferência Nacional que ocorre em março de 2008. Antes da estadual serão organizadas as conferências regionais, com apoio dos Consórcios de Desenvolvimento Regional, conduzido pelo MT Regional. Após a conferência deverá ser elaborado o Plano Estadual da Juventude e criado o Conselho Estadual. "Aí depois disso o programa será incluído nas ações para a juventude no Plano Plurianual (PPA 2008 -2011)", afirmou Yênes Magalhães.

As ações envolvem pessoas da faixa etária de 15 a 29 anos. Emprego, geração de renda, cidadania, capacitação, lazer, cultura, entre outros.

No dia 13 de agosto o Governo do Estado fará também um balanço das atividades voltadas para a juventude desde 2003. Terezinha Maggi explica que será uma prestação contas à sociedade.

Participaram da reunião os secretários Terezinha Maggi (Setecs); Yênes Magalhães (Seplan); Carlos Brito (Sejusp); Augustinho Moro (Saúde); Ságuas Moraes ( Seduc); Clóves Vetoratto (Projetos Estratégicos); Baiano Filho (Seel -Esporte e Lazer); Chico Daltro (Secitec - Ciência e Tecnologia); João Carlos (Cultura) e Neldo Egon (Seder).





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213947/visualizar/