Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 01 de Agosto de 2007 às 16:00

    Imprimir


A transcrição da caixa-preta do Airbus A320 da TAM, que registrou a gravação das conversas entre os pilotos e a torre de controle em Congonhas, mostra a dificuldade dos pilotos em frear a aeronave na pista principal do aeroporto. Depois, o avião tentaria virar e se chocaria com o prédio da TAM Express. O diálogo entre pilotos não é conclusivo para identificar as causas do acidente, mas a tentativa frustrada de frear o avião ficou registrada.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vários motivos são investigados como possíveis causas do acidente: falha no manete, cansaço e estresse do piloto, problemas na pista, a frenagem do avião, falta de preparo da tripulação, meteorologia e falha no controle de tráfego aéreo são algumas delas. Todas essas possibilidades estão sendo analisadas. E o mais provável é que haja uma conjunção de alguns desses fatores, segundo o chefe do Cenipa, brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho.

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), comentou a gravação depois de ouvir o diálogo dos 12 minutos antes do acidente com o avião da TAM. “Não descartaria nenhuma hipótese, mas a falha nos equipamentos foi maior e preponderante para o acidente do que a falha humana. Temos informações da caixa-preta que precisam ser analisadas”, disse. Indagado se os problemas de equipamento seria a causa do acidente, o relator responde que “não fica claro que problemas na aeronave causaram o acidente”.

Segundo o relator, a pista principal de Congonhas também precisa ser investigada. Maia defendeu que não só as empresas aéreas devem ser investigadas, mas também os fabricantes dos aviões, no caso a Airbus, por conta de problemas semelhantes que teriam acontecido em outros acidente. “Esse problema já aconteceu em outros lugares”, disse em referência ao acidente com uma aeronave nas Filipinas.

A sessão plenária da CPI foi tumultuada desde o início, quando os parlamentares decidiram ouvir a transcrição da caixa-preta após a íntegra das informações ter vazado e sido publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. O vazamento deve originar uma investigação na Câmara e na Aeronáutica para identificar os autores. Os parlamentares fizeram uma votação e decidiram ler o documento, pois não dava para divulgar o áudio da caixa-preta, que necessitava de software específico.

Quem fez a tradução da transcrição foi a deputada Luciana Genro (P-SOL-RS) e Rocha Loures (PMDB-PR) porque falam inglês fluente. Durante a leitura da caixa-preta, o plenário da CPI estava lotado de parlamentares, assessores, jornalistas e visitantes. Ao final da leitura, quando gritos indicavam o maior acidente da história da aviação, o plenário cheio fez silêncio por alguns segundos. Depois, o presidente da CPI pediu que a sessão voltasse a ser secreta.

Confira abaixo a transcrição da caixa-preta. As indicações "hot 1" e "hot 2" indicam as falas de piloto e co-piloto dentro do Airbus A320.

Hot 1: “Está ok? Tudo certo?” Hot 2: “Ok” e pergunta onde irão pousar. Hot 1: “Acabei de informar” Hot 2: “Eu não ouvi, desculpe, ela falando.” Hot 1: “Mas ela ouviu. Congonhas.” Hot 2: “É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.” Hot 1: “Lembre-se que temos apenas um reverso.” Hot 2: “Sim, nós só temos o esquerdo.”

Airbus A320 reduz velocidade para aproximação e chama a torre na freqüência 127.15 Hot 1: “Boa tarde” Hot 2: “Boa tarde” Hot 1: “Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054” Torre: “TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte 106.” Hot 1: “Eu vou reportar quando estiver ok 35 esquerda.” Torre: “Autorizado”

Hot 2: “Sistema de checagem final completo, a pista de chegada à vista, pousando” Hot 1: “Pergunte à torre sobre as condições de chuva, da pista e se a pista está escorregadia” Hot 2: Da cabine, pelo rádio: “TAM em aproximação final, a duas milhas de distância, poderia confirmar as condições?” Torre: “Está molhada, ainda está escorregadia. Eu reportarei que a 35 está liberada a 3054, já na final” Torre: “ TAM 3054, 35 à esquerda, autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia e o vento é 330 a 8 nós” Hot 1: “330 a 8 é o vento” Torre: “Checado, 3054” Hot 1: “Pouso está liberado?” Torre: “Pouso está liberado. Pouso verde, vôo manual”

Som do piloto automático desconectado Hota 2: “Checado” Som de três cliques indicando reversão para vôo manual Som do movimento do acelerador Som do aumento do ruído do motor Som similar a um toque na pista

Hot 1: “Reverso número um apenas. Spoilers (freio) nada” Hot 2: “Olhe isso” Hot 1: “Desacelera, desacelera” Hot 2: “Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus, oh, meu Deus!” Hot 2: “Vai, vai, vira, vira!” Barulhos de batida

Torre: “Ah, não” (voz masculina) Pausa nos barulhos de batida

Torre: “Som de gritos" (voz feminina) Som de batida





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214091/visualizar/