Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 01 de Agosto de 2007 às 12:13
Por: Lorena Rodrigues/Renata Girald

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou hoje o ex-prefeito do Rio de Janeiro e atual secretário de Cultura do Estado, Luiz Paulo Conde, para a presidência de Furnas. Indicado na cota do PMDB, o nome de Conde será submetido ao conselho da estatal que deverá aprova-lo.

Conde, que se reuniu com Lula pela manhã, disse que o presidente o escolheu porque ele tem um perfil de gestor. "Ele queria um gestor para acelerar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", disse Conde à Folha Online, confirmando ter aceitado o convite.

O secretário deve assumir a presidência da estatal em até 10 dias. Ele evitou comentar se Furnas participará do leilão para construção das usinas do Rio Madeira como sócia da Odebrecht, como quer a empresa. O governo prefere que as estatais fiquem de fora do leilão inicialmente, mas a Odebrecht alega que tem um contrato com Furnas que obriga a estatal a participar do leilão junto com a empresa.

"O presidente Lula não me falou nada sobre isso. Eu só vou falar sobre esse assunto no momento certo, seria antiético falar disso agora, não sou ainda presidente", declarou.

As negociações se estendiam desde o ano passado e haviam sido suspensas momentaneamente em decorrência do surgimento de denúncias envolvendo o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) --um dos principais líderes do PMDB.

Conde formou-se em Arquitetura em 1959. Foi prefeito do Rio de Janeiro entre 1997 e 2000, vice-governador e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Estado. Conde foi por muito tempo aliado do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB). Atualmente é um dos mais fiéis assessores do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214138/visualizar/