Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Julho de 2007 às 18:15

    Imprimir


O setor de Vigilância Epidemiológica de Alta Floresta (803 quilômetros ao Norte de Cuiabá) confirmou hoje ao RMT Online a morte de uma pessoa provocada por meningite bacteriana.

De acordo com o Departamento de Saúde do município, esse tipo de doença ocorre nesse período do ano na região. A bactéria que causa a doença se prolifera com facilidade em períodos que englobam a primavera e o inverno.

Ademar Lopes Pineda (31) residia no município de Nova Bandeirantes (aproximadamente 160 quilômetros distante de Alta Floresta). O primeiro atendimento clínico do senhor Ademar foi no dia 15 de julho, no Hospital Municipal Albert Sabin, em Alta Floresta. O paciente morreu um dia depois, 16 de julho.

Após a morte da vítima e as suspeitas de que se tratava de meningite, amostras de sangue foram encaminhadas para exames laboritoriais em Cuiabá. O resultado, divulgado recentemente deu positivo. No mesmo dia, o cunhado de Ademar, Gilmar Mulato (33) também foi atendido no hospital com sintomas parecidos. Gilmar Mulato também morreu no dia 20 de julho. A causa damorte ainda é desconhecida.

Toda a família, que reside no município de Nova Bandeirantes, foi submetida a exames de diagnóstico da meningite. Segundo um dos familiares, "O hospital exigiu que fizéssemos os exames para que ninguém ficasse sem atendimento." Os exames ainda estão em processo de análise e os resultados não saíram.

O hospital também encaminhou para Cuiabá, amostras de sangue de Gilmar Mulato, a segunda pessoa que morreu. O resultado do exame também não saiu ainda.

O gerente de Vigilância Epidemiológica de Alta Floresta, Abelardo Júnior Scavassa, garante que o caso não pode ser entendido como um surto epidêmico na cidade. Alta Floresta é uma cidade polo da região e atende pacientes de pelo menos cinco municípios da região. "A meningite é uma doença preocupante que assusta as pessoas, mas o município está mobilizado para atender todos os casos que por ventura sejam diagnosticados," informou.

O caso atendido em Alta Floresta é do tipo bacteriano. É a forma mais perigosa da doença. Segundo o gerente de Vigilância Epidemiológica, as vacinas para a doença são encontradas na rede particular de famácias.

Além da forma bacteriana, que pode ser transmitida em contato de pessoa para pessoa, por meio de saliva, respiração, tosse, e até levar a morte, a outra forma da meningite é a viral. Mas esta, geralmente é benigna. Os sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, dor no pescoço, surgimento de erupções vermelhas, sonolência e confusão mental.

As medidas preventivas em relação à doença são a manutenção de ambientes arejados, evitar aglomerações em ambientes fechados e lavar as mãos com água e sabão constantemente.

O município de Alta Floresta é um pólo de assistência em Saúde na região Norte de Mato Grosso. O município atende pacientes oriundos de toda a região, por intermédio de encaminhamentos. O Hospital Municipal Albert Sabin é o maior da região e conta com médicos de algumas especialidades. (DM)





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214378/visualizar/