Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 28 de Julho de 2007 às 07:38
Por: Dejair Soares

    Imprimir


Após cansativos capítulos sobre essa novela da nomeação do Pagot à direção do Dnit, começo acreditar que o ex-senador Antero está metido nessa articulação que torce contra sua nomeação? Em nenhum momento, o ex-senador se defendeu dessa imputação amplamente divulgada pela imprensa? Quem cala consente? Particularmente acho um papel pequeno, para quem já foi um atuante senador da República.

Falo com autoridade no assunto, ajudei a eleger o ex-senador Antero. Conheço sua forma de pensar, agir, falar e pedir. Qual é a orientação? A orientação só pode ser "a prevalência do interesse público sobre o privado senador", nem mais, nem menos. Alguns articulistas afirmam que o ex-senador está metido nesse angu de caroço, porém, quando em conversa direta, negam essa afirmação, dizendo, exatamente o contrário. "Isto e coisa da turma do Pagot, e do Lula, que está arrependido por ter prometido um cargo dessa envergadura para alguém que amanhã poderá ser governador deste Estado". Aí a aleivosia.

Agora, eu na qualidade de simples cidadão, não consigo entender, por que dessa mesquinharia toda, em evidente prejuízo para o Estado de Mato Grosso. Vale perguntar: Quem sai perdendo e quem sai ganhando nesse jogo?

Senão vejamos: Os Estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e os Estados do Sul de modo geral, têm muito mais quilômetros de estradas federais que o Estado de Mato Grosso. A quem interessa manter este isolamento histórico? A quem interessa detonar essa oportunidade oferecida aos mto-grossenses? Será que Mato Grosso não sairia ganhando com essa nomeação? Onde está à classe política deste Estado que não articula para efetivar essa conquista? Não estão vendo isso? Será que eles não rodam por nossas esburacadas rodovias federais?

Nessas horas percebo que já assisti a este filme. É o velho jogo político do "quanto pior melhor", e cabe certinho nos tempo de hoje para retratar essa classe, que faz da política um jogo de interesses inconfessáveis. Esquecem eles que "quem perde é o povo de Mato Grosso" esquecem eles que "quem perde são milhares de brasileiros que transitam por essas rodovias precárias e tem as suas vidas ceifadas".

Nessas horas, parece que o ex-senador esqueceu as preciosas lições ensinadas pelo escritor e dramaturgo alemão, Bertolt Brecht: "O pior analfabeto é o analfabeto político, ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais".

O que falar então das promessas não cumpridas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, prometendo que asfaltaria a BR 163, nas várias vezes em que aqui esteve? O que fala sobre isso o nosso ex-senador?

Apenas por curiosidade, quem pode explicar sobre as emendas dos nossos parlamentares federais, destinando recursos a outros Estados da Federação nos últimos oitos anos? O que será que iremos achar quando fizermos uma coletânea dessas emendas? Qual empreiteira foi beneficiada? E qual Estado lucrou mais com a intermediação política?

Pois é, quando a cabeça não pensa o corpo padece. As coisas estão tomando um rumo inesperado com o plano "B" do Pagot, em caso de frustração da candidatura ao cargo de diretor-geral do Dnit, dificultando os planos de reeleição do Prefeito Wilson Santos.

O tiro saiu pela culatra, parece que a rixa pessoal do ex-senador vai frustrar os planos de seu partido na sucessão municipal. Acho importante a realização da sabatina do Pagot, quando terá ele, a oportunidade de se defender de tudo o que foi falado e escrito a seu respeito, trazendo a público à verdade dos fatos.

Finalizando, coloco para reflexão, esta frase "na batalha da vida só vencem os fortes e, um homem forte sempre determina o seu destino".

Dejair Soares é ex-assessor do ex-senador Antero Paes de Barros





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214628/visualizar/