Com presença do ex-deputado Babá, Psol elege hoje nova diretoria
O congresso estadual terá início às 18h, com o credenciamento dos filiados. Às 18h30, ocorrerá a eleição para o segundo diretório e para a executiva estadual do Psol. Deve ser reeleito o candidato a deputado federal derrotado em 2006 Hélio Brandão, apesar de demonstrar também interesse no cargo Mauro Sérgio, que foi candidato a governador no ano passado.
O congresso estadual e a renovação do diretório e da executiva servirão como preparativos para as eleições municipais do ano que vem. Com aproximadamente 20 pedidos formais para criação de diretórios municipais, o Psol planeja ter candidatos nas maiores cidades do Estado. De acordo com a 3ª secretária da sigla, Cleuza Dias Leite, uma das principais pautas do evento é o fortalecimento partidário.
Registrado na Justiça Eleitoral sob o número 50, o PSOL tem em Babá e a ex-senadora Heloísa Helena (AL) dois dos principais expoentes do partido. Com bandeiras de oposição à política econômica do governo Lula, contra à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e a ditadura do pensamento único determinado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o PSOL trabalha para assumir o vácuo deixado pelo PT na esquerda brasileira. Espera que a crise que assola o PT desde 2005 ajude o partido do Socialismo e Liberdade.
Entre os chamados radicais mais conhecidos do Psol estão, além de Babá e Heloísa Helena, os deputados Ivan Valente (SP) e Luciana Genro (RS). Todos são oriundos do PT e saíam ou foram expulsos.
Comentários