Suspeito de atentado em Boston é transferido para hospital prisional
O serviço de delegados federais dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que Dzhokhar Tsarnaev, 19, um dos suspeitos de organizar o atentado de Boston, foi transferido para um hospital prisional.
O jovem de origem tchetchena foi preso na última sexta (19), em um barco que estava em uma casa de Watertown, subúrbio de Boston, após operação policial que durou mais de 20 horas e paralisou a cidade.
Segundo os agentes, ele saiu durante a madrugada do hospital Beth Israel, em Boston, onde estava internado há uma semana, e foi enviado ao Centro Médico Prisional de Fort Devens, a 80 km da cidade.
De acordo com os médicos, ele foi baleado em várias partes do corpo, incluindo a garganta, o que o impossibilitou de falar e obrigou os agentes a colher seu depoimento por escrito.
A polícia diz que o suspeito foi gravemente ferido durante perseguição policial, na madrugada do dia 19. Durante os sete dias que passou no hospital, respirou com a ajuda de aparelhos, embora não haja informações sobre a evolução de seu estado de saúde.
Dzhokhar Tsarnaev é acusado de fazer o atentado junto com o irmão, Tamerlan, que morreu durante perseguição policial na última sexta (19). O ataque na maratona de Boston, no último dia 15, deixou três mortos e 264 feridos.
TIMES SQUARE
Na quinta (25), o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou, com base em informações passadas pelo FBI, que os irmãos Tsarnaev desejavam fazer um ataque à Times Square, um dos principais pontos turísticos da cidade.
De acordo com as autoridades nova-iorquinas, Dzhokhar Tsarnaev afirmou, em um interrogatório inicial, que ele e Tamerlan planejavam ir à cidade para comemorar o resultado do atentado. Em seguida, teria dito que tiveram a ideia de fazer um segundo atentado.
Segundo os agentes, Dzhokhar disse que ele e o irmão roubaram um carro em um posto de gasolina, fazendo o motorista refém, para poder ir a Nova York. No entanto, o veículo estava com pouco combustível e eles precisaram parar em um posto de gasolina, onde liberaram o motorista.
O plano, no entanto, foi frustrado pela polícia, que iniciou uma perseguição contra o grupo, que terminou com a morte de Tamerlan e a fuga de Dzhokhar. Horas depois, o irmão mais novo era preso e internado em estado grave em um hospital de Boston.
O prefeito afirmou, ainda citando informações do FBI (a polícia federal americana) e da polícia de Boston, que os irmãos tinham à disposição mais seis explosivos, um feito dentro de uma panela de pressão, similar ao usado na ação em Boston, e outros cinco construídos em canos.
Dzhokhar foi fotografado pela inteligência nova-iorquina, na Times Square, ao lado de amigos, em 18 de abril de 2012. Ele teria sido visto no local uma vez mais, em novembro de 2012. Não há informações se as visitas estavam ligadas ao planejamento dos ataques.
Comentários