Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Julho de 2007 às 16:45

    Imprimir


O Brasil é o segundo país do mundo a registrar mais casos novos de hanseníase, com a média anual de 47.400 casos, nos últimos seis anos. As regiões mais atingidas são Norte, Centro-Oeste e Nordeste, conforme dados do Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde.

O último estudo do programa revela que a região Norte é a mais afetada. São 6,6 casos a cada 10 mil habitantes. Na região Centro-Oeste são 5,8 casos novos e no Nordeste, 3,4.

Segundo o epidemiologista do Ministério da Saúde, Ernesto Isaac Montenegro, o alto índice de contaminação nessas regiões se dá porque o acesso às unidades de saúde é menor do que no Sul e Sudeste.

Ele lembra também que a cobertura do Programa Nacional de de Controle da Hanseníase às unidades básicas de saúde é baixa, embora esteja aumentando gradualmente.

"Nós temos programas de hanseníase implantados nas unidades básicas de saúde e ele vem aumentando a cobertura, atualmente nós temos 34% de cobertura de postos com o programa implantado", calcula Montenegro.

"O atendimento é descentralizado e as unidades básicas implantam o programa com diagnósticos, terapeutas e reabilitação. Ainda são adotadas ações educativas para evitar complicações", concluiu Montenegro





Fonte: tvca

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214892/visualizar/