Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 23 de Julho de 2007 às 07:51

    Imprimir


Dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) realizaram hoje uma caminhada espacial para retirar do complexo orbital algumas peças de lixo.

Segundo a Nasa, foram atirados ao espaço um tanque de amônia e outras duas peças de equipamentos antigos. Participaram da operação de "limpeza" o astronauta americano Clayton Anderson e o cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin.

O tanque de amônia foi enviado à ISS em 2001 como uma forma de resfriar a estação em caso de algum tipo de vazamento. O suprimento de amônia nunca foi utilizado, e o tanque acabou ultrapassando seu tempo de vida útil.

Em função da aproximação da data limite para as missões utilizando ônibus espaciais - o ano de 2010 -, a Nasa não tem como retornar o lixo à Terra.

O procedimento é uma ação controversa ambientalmente, mas a Nasa está mais preocupada com o potencial do lixo em causar algum tipo de dano do que propriamente com a imagem da agência.

O container de amônia, que pesa cerca de 636 kg, pode cair na Terra em um ano. Ao entrar na atmosfera, grande parte do material deve se desintegrar, mas pedaços de 17 kg podem chegar ao solo.

Com agências internacionais




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215446/visualizar/