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Construtoras elaboram projeto de 3º aeroporto para SP
Um consórcio formado pelas construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez elabora, há seis meses, um projeto para construir e administrar um terceiro aeroporto na cidade de São Paulo. O novo aeroporto, que seria uma alternativa a Congonhas e Guarulhos, pode ficar pronto em três anos e custará bem menos do que os R$ 5 bilhões calculados pela Infraero. O governador de São Paulo, José Serra, já sabe do interesse do consórcio, que examina três áreas a 35 quilômetros do centro da cidade, segundo um técnico que acompanha as negociações.
A Camargo Corrêa Transporte, braço investidor da construtora, pretende entregar nos próximos meses o projeto para os governos estadual e federal. Em janeiro, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, relatou que 'estudos embrionários' estavam sendo feitos para a construção de um novo aeroporto. Segundo ele, o prazo para a entrega do empreendimento seria de dez anos. A Andrade Gutierrez já está envolvida na construção e operação de aeroportos fora do Brasil. Recentemente, ela ganhou a concessão para construir e administrar um aeroporto no Equador com uma empresa americana.
Na segunda-feira, um dia antes do acidente com o avião da TAM, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, conversou com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, sobre a possibilidade de o banco ajudar na solução da crise aeroportuária. Coutinho lembrou que o banco está impedido de conceder financiamentos ao governo, mas que poderia, sim, dar crédito a consórcios privados. O consórcio, porém, não fez nenhum contato com o BNDES.
Um estudo do Departamento de Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, concluído em 2006, alertava para a urgência de um novo aeroporto em São Paulo até 2015. O professor titular desse departamento, Cláudio Jorge Pinto Alves, explica, porém, que essa estimativa foi feita com base no crescimento de fluxo de passageiros de 2005, em torno de 5%. Hoje, a demanda cresce quase 12%. "Não tenho dúvida de que o novo aeroporto é necessário muito antes de 2015", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
A Camargo Corrêa Transporte, braço investidor da construtora, pretende entregar nos próximos meses o projeto para os governos estadual e federal. Em janeiro, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, relatou que 'estudos embrionários' estavam sendo feitos para a construção de um novo aeroporto. Segundo ele, o prazo para a entrega do empreendimento seria de dez anos. A Andrade Gutierrez já está envolvida na construção e operação de aeroportos fora do Brasil. Recentemente, ela ganhou a concessão para construir e administrar um aeroporto no Equador com uma empresa americana.
Na segunda-feira, um dia antes do acidente com o avião da TAM, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, conversou com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, sobre a possibilidade de o banco ajudar na solução da crise aeroportuária. Coutinho lembrou que o banco está impedido de conceder financiamentos ao governo, mas que poderia, sim, dar crédito a consórcios privados. O consórcio, porém, não fez nenhum contato com o BNDES.
Um estudo do Departamento de Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, concluído em 2006, alertava para a urgência de um novo aeroporto em São Paulo até 2015. O professor titular desse departamento, Cláudio Jorge Pinto Alves, explica, porém, que essa estimativa foi feita com base no crescimento de fluxo de passageiros de 2005, em torno de 5%. Hoje, a demanda cresce quase 12%. "Não tenho dúvida de que o novo aeroporto é necessário muito antes de 2015", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Fonte:
AE
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215942/visualizar/
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