Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Julho de 2007 às 14:18

    Imprimir


Pelo segundo dia consecutivo, a crise no Senado foi tema de debates no plenário da Casa. Apesar de haver poucos senadores na sessão, os presentes reclamaram nesta sexta-feira do atraso no processo que trata das denúncias contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Já o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) sugeriu que o colega peemedebista peça uma licença médica para escapar da pressão política. "Ele [Renan] poderia tirar uma licença médica. A pressão é muito grande, eu senti isso quando estava na relatoria [do Conselho de Ética]", afirmou Salgado.

Porém, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) não citou Renan diretamente, mas reclamou dos sucessivos atrasos que, na opinião dele, provocaram o desgaste político no Senado.

"Grande parte dessa crise é a demora em resolver a crise. Foi essa postergação que trouxe os problemas [atuais]", afirmou ele. "Só falta ficar tudo para depois do recesso e, aí, para depois do feriado de 7 de setembro", reiterou.

Segundo o senador Valter Pereira (PMDB-MS), é necessário buscar mecanismos para proteger o Senado, que virou alvo de críticas desde a crise deflagrada a partir das denúncias contra Renan.

"A procrastinação é o pior mal que afeta as partes e a instituição. Precisamos criar mecanismos para que o Senado seja preservado", afirmou Pereira.

Após a decisão de Renan, ontem à tarde, de adiar a realização da Mesa Diretora, que examinará se deve ou não encaminhar seus documentos para serem periciados pela Polícia Federal, a oposição afirma que fará vigília para evitar mais adiamentos no processo de investigação. A nova reunião da Mesa está marcada para terça-feira.

Renan é acusado de ter utilizado dinheiro da construtora Mendes Júnior, via lobista, para pagar despesas pessoais, como pensão alimentícia e aluguel à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216787/visualizar/