CPI da Sema divide base governista na AL
“Não é nada contra ou a favor do governo. A CPI será séria. Aqueles que antes torciam contra, agora estão querendo seu insucesso”, comentou o deputado. Riva, que é primeiro-secretário da Casa, disse que ele foi motivado pelas inúmeras conversas “infrutíferas” com o governador Blairo Maggi (PR) e o titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, sobre os problemas que vinham ocorrendo.
A bancada do PT, que faz parte da base governista, se opôs à criação da CPI por acreditar que é mais um instrumento para engessar as atividades do Executivo e do Legislativo. Ademir Brunetto achou um absurdo a forma como o governo conduziu esse assunto com os deputados e defende que haja uma posição mais firme diante das denúncias da Operação Guilhotina, desencadeada no dia 3 passada pela Polícia Civil e Ministério Público.
O correligionário Alexandre Cesar não assinou o requerimento, mas faz questão de acompanhar a forma com que a CPI da Sema será conduzida, bem como seus resultados de forma que possa “avaliar, corrigir e ressaltar”. O deputado Percival Muniz (PPS) acha legítimo o acompanhamento. Ele foi contrário à criação da comissão.
Riva classificou as críticas como uma forma de preconceito com a sigla “CPI” e – em tom irônico – sugeriu denominá-la de outra forma. Ainda ontem na sessão, ele fez questão de anunciar a publicação de seu texto e o começo das atividades.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), aliado do governo, pediu que antes de qualquer julgamento deixem a CPI acontecer.
A reunião de instalação da CPI da Sema acontecerá na próxima segunda-feira (16), às 15 horas, quando, na mesma ocasião será estabelecido o plano de diretrizes da comissão, a eleição dos membros e a designação do relator, presidente e vice.
A CPI será composta pelos parlamentares José Riva (PP), Dilceu Dal Bosco (DEM), Walter Rabelo (PMDB), Mauro Savi (PR) e Carlos Avalone (Bloco Independente -(BI) formado por PSDB, PDT e PPS). Ainda, pelos suplentes, Maksuês Leite (PP), José Domingos (DEM), Juarez Costa (PMDB), Wagner Ramos (PR) e Otaviano Pivetta (também pelo BI).
Comentários