Conferência aborda a participação feminina na política
A valorização da mulher, a autonomia e uma maior participação delas na política foram os principais dos assuntos debatidos durante a II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que iniciou nesta quinta-feira (12.07), no Hotel Fazenda Mato Grosso. O encontro, realizado pelo Conselho Estadual da Mulher, vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), contou com a participação de representantes de vários municípios do estado e diversos órgãos governamentais. A programação, que segue o dia inteiro, será encerrada nesta sexta-feira (13.07). Com o tema “Mulheres Mato-grossenses: Compromisso e Luta”, a Conferência terá ainda diversas palestras e debates sobre o assunto.
Além disso, artesanatos e cerâmicas feitas por mulheres da região de Várzea Grande, Limpo Grande e São Gonçalo estarão expostos no saguão do hotel.
Para a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Ana Emília Iponema Brasil Sotero, o encontro busca focar primordialmente a inclusão feminina no sistema político brasileiro. “A saúde, a educação e a violência contra a mulher também serão assuntos abordados” explica.
A secretária executiva dos Conselhos, Camila Ferrari, avalia o encontro como uma alternativa para a participação das mulheres nos espaços de poder. “É importante discutir propostas dirigidas às diferentes esferas e instâncias de poder do Estado brasileiro para que ampliem e reafirme seu compromisso com a eliminação da desigualdade entre homens e mulheres”.
Comentários