Unemat deve divulgar números atualizados
Prevê o requerimento que a instituição dê mais transparência aos seus atos e publique números de alunos matriculados, cursos oferecidos por campus universitário, custo por aluno/curso, custo com professores efetivos, contratados e servidores, custo com a manutenção de cada campus universitário, custo com a manutenção dos institutos, convênios e balancetes mensais.
De acordo com Otaviano Pivetta, a Unemat já dispõe alguns números no seu site na internet, mas estão desatualizados. "A Unemat disponibiliza na internet o Anuário Estatístico de suas ações. Mas, além de não contemplar informações que possibilitem o conhecimento da situação real do ensino superior no Estado, ele está defasado com a última tiragem datada do ano de 2005". Em 2006, à Unemat foram destinados 4,2% da receita líquida do Estado, totalizando R$ 62.805.441,71.
Pelos dados apresentados pela Unemat, é possível saber que a instituição atende mais de 10 mil alunos, distribuídos em 10 campi universitários e nove núcleos Pedagógicos, mas não se sabe quanto cada aluno custa ao Tesouro Estadual e nem como os R$ 20,8 milhões destinados à Unemat de janeiro até abril de 2007 foram aplicados em manutenção, convênios e pagamento de folha de pessoal.
"Às universidades cabe colaborar com a formação profissional e ética dos cidadãos. Por isso, impõe-se que elas desenvolvam medidas pautadas nos princípios da moralidade e da transparência", afirma Otaviano em seu requerimento.
Comentários