Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 12 de Julho de 2007 às 08:17

    Imprimir


O comércio mato-grossense registrou, nos seis primeiros meses, um aumento de 8.75%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Conforme o presidente do Sistema Fecomércio, Pedro Nadaf, o aumento nas vendas aconteceu em decorrência da recuperação dos preços das commodities, da redução da taxa de juros, do aquecimento do mercado financeiro e da elevação do salário mínimo acima do índice inflacionário.

Segundo ele, o setor de eletroeletrônico e eletrodoméstico foi o que mais cresceu, registrando um aumento de 9,5% se comparado ao mesmo período de 2006. Em segundo lugar ficou o setor de alimentação com um acréscimo de 6% e em terceiro as utilidades pessoais e domésticas.

Quanto ao registro de títulos protestados, Nadaf divulgou que houve queda de 26.33%, sendo que o primeiro semestre de 2007 fechou com 20.956 títulos, contra 28.448, se comparado ao mesmo período do ano passado. O número de falências também caiu, pois foram decretadas apenas cinco falências, contra nove registrados no mesmo período do ano passado, registrando uma queda em percentual de 44.4%. Outro índice com queda foi o da inadimplência de pessoa física, onde o comparativo de 2006 e 2007 ficou na margem de 4.5%.

Na opinião do presidente da Fecomércio/MT, Pedro Nadaf, os números são bastante positivos e foram alcançados em função da recuperação do mercado regional. “Se este ritmo mantiver, vamos fechar o ano de 2007 com números positivos”, avalia Nadaf que aponta também que nos últimos dois anos foi registrado queda de 20%, ou seja, se os números de 2006 forem comparados aos de 2004, haverá uma queda de pelos menos 20%. Para Nadaf, este ano está sendo de recuperação para o comércio mato-grossense, o que deixará os empresários mais otimistas para 2008.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217034/visualizar/