Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 12 de Julho de 2007 às 07:39
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Está marcada para hoje a argüição do ex-secretário Luiz Antonio Pagot para ocupar a direção do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes.

O ex-secretário de Estado Luiz Antônio Pagot (PR) enfrenta hoje sabatina na Comissão de Infra-estrutura do Senado, às 10h, uma espécie de passaporte para ocupar a direção do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit). A argüição mobilizou políticos, como o governador Blairo Maggi, com o intuito de assegurar a audiência de logo mais.

Maggi e o senador Jayme Campos (DEM) embarcaram ontem por volta 12h para Brasília com o principal intuito de sensibilizar a oposição ao governo Lula a aceitar a indicação do ex-secretário. O lobby intensificado desde a saída de Cuiabá promete agilizar a questão da indicação, que deve receber uma série de questionamentos vindo dos senadores tucanos, como Mário Couto (PSDB-PA) – autor do pedido de vistas do processo.

As articulações para assegurar a realização da sabatina ainda prosperavam na noite de ontem. A bancada de Mato Grosso no Senado, acompanhada pelo governador, se reuniu com o presidente da Comissão de Infra-estrutura, senador Marconi Perillo (PSDB-GO). Do encontro veio a segurança de que a argüição estava de fato confirmada.

Na véspera da sabatina, nova articulação do senador Mário Couto, em conjunto com o senador Jefferson Peres (PDT-AM), tentava adiar novamente os questionamentos a Pagot na Comissão. Ambos apresentaram requerimento com dois argumentos centrais: o primeiro reacende as indagações feitas pelo PSDB sobre a sua indicação. A segunda ressalva aponta para o fato de a reunião da Comissão ser realizada às terças-feiras e não às quintas-feiras, o que poderia gerar a falta de quórum. Contudo, o sucesso das investidas só será conferido hoje, durante a reunião, quando o requerimento deverá ser votado. Porém, a base governista tem maioria.

Apesar do cenário, Pagot afirmou estar preparado para apresentar sua defesa e ainda para expor seu conhecimento sobre o funcionamento do órgão. A presença do governador em Brasília na tarde de ontem reforçou a tese de que o ex-secretário possa obter êxito através de sua aprovação na Comissão.

Se o processo receber o aval, será encaminhado para votação em plenário. O ex-secretário precisa ter a aprovação por maioria simples – metade mais um dos votos dos senadores presentes.

Pagot acompanhou o chefe do Executivo estadual ontem, em programação institucional de visitas a ministérios, mas a maior expectativa ficou em torno do respaldo vindo do governador para a nomeação de seu indicado. Segundo Pagot, Maggi cumpriria ainda ontem compromissos que visavam angariar apoio à sua nomeação. “O governador tem uma série de compromissos aqui em Brasília. Mas também vai ver a questão do Dnit”, explicou.

Ontem foi maior ainda o empenho do ex-secretário para garantir o apoio dos senadores que integram a Comissão. O ex-secretário tenta quebrar o clima de animosidade com explicações sobre suas metas à frente do Dnit. Demonstra ainda nas conversas que possui experiência e conhecimento para gerir a estrutura. Mesmo assim, o PSDB já fechou questão para votar contra a indicação.

Apesar dos esforços, a sabatina não deve ser fácil. Na última terça-feira, o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), autor dos questionamentos contra Pagot, circulava nos corredores do Senado. Barros, por sua vez preferiu, não comentar o assunto.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217044/visualizar/