CGU aponta irregularidades em dois municípios de MT
Uma das duas cidades de Mato Grosso citadas no relatório foi Nova Guarita, onde a unidade móvel de saúde adquirida pela prefeitura em 2004 estava parada, sem uso há meses e sem a documentação especificando os equipamentos necessários, o que fragiliza o controle e possibilita a retirada de peças.
Além de examinar documentos dos municípios sorteados no programa, a CGU realiza uma fiscalização especial em 600 administrações que adquiriram ambulâncias do grupo Planam, sediado em Cuiabá.
Já em Canabrava do Norte, a CGU verificou que as três empresas convidadas para uma licitação, em 2001, destinada à ampliação de um centro de saúde, com recursos repassados pelo Ministério da Saúde, pertenciam a uma mesma família. A CGU constatou ainda que, em 2003, a obra foi objeto de nova licitação, consumindo recursos da prefeitura. Segundo os fiscais, a segunda ampliação ocorreu apenas no papel.
A CGU analisou a aplicação de R$ 520 milhões, repassados pela União aos 60 municípios sorteados para a execução descentralizada de programas federais de governo. No 22º sorteio de municípios fiscalizados, a CGU também verificou irregularidades em obras abandonadas, entre outras.
Comentários