Governo inicia implantação de mais dois núcleos sistêmicos
O primeiro abrange a secretaria de Estado de Administração (SAD), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Mato Grosso (MT Saúde), Escola de Governo e a secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Já o segundo reúne as secretarias de Esporte e Lazer (Seel), Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Cultura (SEC), Ciência e Tecnologia (Secitec), além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Mato Grosso (Ceprotec) e do Fundo Estadual de Educação Profissional (Feep).
Secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto (foto) anunciou a implantação dos dois primeiros dos 12 núcleos sistêmicos (fusão de áreas administrativas e financeiras de secretarias e órgãos públicos) em maio. Os núcleos são comandados pelos secretários- executivos Maurício Guimarães (Justiça e Segurança Pública) e Carlos Alberto Capistrano (Saúde).
A expectativa governamental é que haja melhor aproveitamento de recursos pessoais, a exemplo dos casos da Sejusp e Saúde, pastas em que foram reduzidos 49 cargos comissionados. A médio e longo prazo, a previsão é que os serviços prestados à população sejam agilizados. Quarenta e um órgãos estão incluídos nos 12 núcleos sistêmicos.
Segundo o secretário de Administração, a reforma vai assegurar economia aos cofres públicos de ao menos R$ 15 milhões por ano, sem considerar R$ 40 milhões que seriam gastos para contratações de servidores. A SAD ainda não sabe informar o montante economizado apenas com os dois primeiros núcleos.
Comentários