Brasil pode ter Copa e Olimpíadas em seqüência
"Podemos recordar os exemplos de Estados Unidos, Alemanha e México. Se este for o problema para a candidatura do Rio, estou muito tranqüilo", disse Nuzman.
A Alemanha organizou os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, e a Copa do Mundo de 1974. O México sediou a Olimpíada de 1968 e recebeu a Copa do Mundo de 70. Em 1994, os Estados Unidos organizaram a Copa do Mundo. Dois anos depois, em 1996, Atlanta sediou os Jogos Olímpicos.
O Brasil é o único candidato para organizar a Copa do Mundo de 2014 e deve ser selecionado segundo o rodízio de continentes proposto pela Fifa. O COB pretende lançar o Rio de Janeiro como candidato para os Jogos Olímpicos de 2016, disputando com Madri, Praga, Chicago, Tókio e Doha.
"As instalações estão sendo inauguradas, todas de nível olímpico, e isso nos orgulha muito, pois mostra nossa capacidade. O Rio é a cidade olímpica da América Latina", comentou Nuzman.
Para o presidente do COB, este é o momento de seguir com a candidatura brasileira.
"A América Latina tem que ter sua oportunidade, os jogos não podem ir sempre para o mesmo grupo de países. Todos sabem disso", completou.
No entanto, um problema pode atrapalhar as pretensões do COB. O fato de dois países de língua latina (Brasil e Espanha) estarem na disputa, pode dividir os votos da comunidade latina. Há pouco tempo, em 1992, Barcelona foi sede dos jogos, o que pode favorecer o Rio de Janeiro.
Comentários