Repórter News - reporternews.com.br
Centro de excelência promove Oficina de Produção de Cachaça de Alambique
Com certificação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), da Universidade de São Paulo (USP), começa no dia 11 de maio de 2013 uma Oficina de Produção de Cachaça de Alambique. Com o objetivo de capacitar o aluno para trabalhar e gerenciar processos de produção de cachaça de alambique, com ênfase na qualidade química e sensorial da bebida e nos aspectos ambientais relacionados à fabricação, o curso busca mostrar ao launo a pontos como a importância sócio-econômica e cultural da cachaça.
.
Temas como a apresentação das exigências legais para a construção e funcionamento de um estabelecimento produtor e acondicionador de cachaça, abordagem das principais etapas do processo de fabricação da cachaça de alambique, com detalhamento das práticas empregadas desde o cultivo da matéria-prima até a produção da cachaça e seu respectivo armazenamento, aspectos relacionados a qualidade química e sensorial da cachaça
•Informações sobre a nutrição, fisiologia, metabolismo e cinética do microorganismo utilizado na produção.
O programa da oficina consta das seguintes aulas: (11/05 - A cachaça: aspectos históricos, econômicos e legislação); (25/05 - Cultivo da matéria-prima e produção da cachaça (primeira parte) e 08/06 - Produção da cachaça (segunda parte) e 15/06 - Aula prática – Produção na fábrica da Esalq/USP.
O doutor André Ricardo Alcarde – Professor do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN/ESALQ/USP), com atuação na área de tecnologia da produção de açúcar e de etanol e das fermentações alcoólicas para a produção de bebidas fermentadas e destiladas; e o doutor Leandro Marelli – Pós-doutor pela USP, com estudos relacionados à Tecnologia de Bebidas e Controle de Qualidade em Bebidas Alcoólicas. Autor de artigos sobre qualidade química e sensorial da cachaça publicados em periódicos e congressos científicos nacionais e internacionais. Jurado do Ranking Playboy de Cachaças 2011, atuando como convidado de diversos encontros relacionados a qualidade química e sensorial de cachaça ministram o curso.
Aprovação e Certificação
Será considerado aprovado e receberá um atestado de conclusão da oficina emitido pela Fealq – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, o participante que obtiver aprovação nos trabalhos exigidos (nota maior ou igual a 7) e tiver, pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência no total das atividades programadas.
Investimento
3 parcelas de R$450,00 (R$ 1.350,00)
Descontos
Pagamento à vista (individual): 5%
3 ou mais funcionários da mesma empresa (parcelado): 5%
3 ou mais funcionários da mesma empresa (à vista): 10%
Para mais informações entre em contato com o e-mail cachaca@pecege.esalq.usp.br
Fonte:
AgroOlhar
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21796/visualizar/
Comentários