Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Julho de 2007 às 22:20

    Imprimir


Embaixador do Brasil em Cuba até 22 de fevereiro passado, o petista Tilden Santiago, 66, foi convidado pelo governador de Minas, o tucano Aécio Neves, para compor o governo mineiro do PSDB. Ele aceitou a proposta.

Tilden será assessor para assuntos ambientais da Cemig (estatal de energia elétrica), especialmente para os trabalhos de revitalização do rio São Francisco.

O convite aceito deixou o PT de Minas, que já reafirmou ser oposição ao governo Aécio, em uma saia-justa. Isso porque Tilden é uma figura respeitada dentro do partido, foi deputado federal por três mandatos e presidente do PT no Estado. A executiva deverá ser convocada para discutir a questão. Tilden poderá ser levado a se licenciar do PT.

O próprio Tilden havia se reunido com o PT para falar do convite que aceitara de Djalma Morais, presidente da Cemig. O resultado desse encontro, há cerca de duas semanas, foi a aparente aceitação da situação pela comissão política do PT-MG, já que Djalma Morais é do grupo político do ex-presidente e ex-governador Itamar Franco, de quem Tilden foi secretário do Meio Ambiente em Minas.

O problema para o PT veio hoje, quando Aécio, publicamente, anunciou que o convite partira dele e negou ser uma espécie de aliança com o PT. "Eu convidei o Tilden, eu não convidei o PT. Eu convidei o Tilden, que aceitou", afirmou.

Ao saber do que dissera Aécio, Tilden endossou o convite feito pelo governador. À Folha ele falou do clima cordial entre os governos Aécio, do presidente Lula e o do petista Fernando Pimentel na Prefeitura de Belo Horizonte, que trocam mútuos elogios.

"Diante de tudo isso, e como em Minas as coisas [entre PT e PSDB] não estão acirradas, aceitei", disse. "Aceitei numa boa. Precisava trabalhar também, porque tem o leite dos meninos", acrescentou Tilden, que teve o posto de embaixador pedido de volta por Lula, que queria um diplomata naquele cargo.

Tilden não teve oferta de mais nenhum emprego na gestão petista. "Não houve nenhum convite da parte do governo Lula. A briga por cargos está complexa com a nova composição do governo", afirmou ele, que ficou três anos e dez meses na embaixada.

Presidente do PT-MG, o ex-ministro Nilmário Miranda reafirmou que o PT faz oposição a Aécio. Ele, que enalteceu as qualidades de Tilden, disse que um membro da executiva lhe comunicou que fará um pedido oficial para a Executiva estadual se reunir para tratar do assunto.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217972/visualizar/