Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 06 de Julho de 2007 às 18:23

    Imprimir


A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, disse nesta sexta-feira que a China "poderia jogar mais honestamente" em questões comerciais e cambiais.

Autoridades dos Estados Unidos têm repetidamente dito que o câmbio chinês está subvalorizado, dando uma injusta vantagem a fabricantes chineses, e que o país precisa cumprir suas obrigações de reformar o iuan e abrir sua economia.

Questionada se o país era justo no comércio e no câmbio, Rice disse que a "China poderia jogar mais honestamente" em uma entrevista ao canal CNBC. A rede divulgou uma transcrição do programa, gravado nesta sexta-feira.

Rice relatou que o secretário norte-americano do Tesouro, Henry Paulson, pediu por maior acesso ao mercado chinês, por "reforma do câmbio para um que reflita o mercado" e por maior respeito a direitos de propriedade intelectual.

Ela também ressaltou que o gigante asiático precisa cumprir as regras da Organização Mundial do Comércio. "A China tem agora que se ater a essas regras", disse ela.

"Uma economia chinesa crescente e forte será uma boa coisa para o sistema internacional. Mas tem que ser uma economia chinesa crescente e forte que jogue de acordo com as regras", acrescentou.

Parlamentares norte-americanos têm ficado cada vez mais frustrados com a vantagem dos produtos chineses por causa de um iuan desvalorizado, custando empregos aos EUA.

Vários senadores e deputados estão pressionando projetos de lei destinados a pressionar a China a fortalecer o iuan ao ameaçar uma intervenção monetária do Federal Reserve ou encargos anti-dumping para compensar a vantagem cambial estrangeira.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218018/visualizar/