"Sonegação" leva o Governo a apertar o certo contra pecuaristas
O esquema foi descoberto pela Secretaria de Fazenda a partir de informações recebidas das prefeituras. Com o dreno na receita, o Governo então decidiu voltar a exigir comprovação do pagamento do recolhimento do Fethab e Febov e a apresentação da nota fiscal no ato de solicitação da Guia de Trânsito Animal (GTA), A medida, segundo comunicado do próprio Indea, começa a valer nesta segunda-feira, dia 9.
O recolhimento era uma uma antiga reivindicação da maioria das Prefeituras do Estado, que inclusive disponibilizam funcionários municipais para fazer a emissão da nota na própria repartição do Indea. “O que documenta a circulação de qualquer mercadoria é a nota fiscal. Porém como o Indea não estava exigindo nem a nota nem o recolhimento do Fethab, estava criado uma situação que dava margem a desvios prejudicando principalmente os municípios” - explicou o prefeito Aldir Moraes, de Comodoro, cuja região tem maior potencial econômico na pecuária.
Aldir observou que o Estado se garante com o recolhimento do ICMS dos frigoríficos por estimativa. “Por isso levamos essa preocupação ao secretário, juntamente com outros prefeitos, deixando claro que se o convênio não fosse cumprido nós retiraríamos os funcionários cedidos ao Indea e a Sefaz para reforçar a fiscalização volante ou em postos fiscais” – frisou.
Comentários