Repórter News - reporternews.com.br
Parte da BR-163 em MT receberá pavimentação
A ordem de serviço para a pavimentação de mais seis quilômetros da BR-163 foi assinada hoje, em Guarantã do Norte, extreno Norte de Mato Grosso, na divisa com o Pará. A parte da rodovia que receberá pavimentação fica em Mato Grosso e já possui licença ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para ser asfaltada.
A obra começará no sentido Guarantã do Norte - Rurópolis (PA). A previsão é que até o término desses seis quilômetros, o Ibama já tenha dado a licença ambiental para terminar os 50 quilômetros restantes até a divisa com o Pará, que estão inclusive previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O convênio foi assinado pelo vice-governador do Estado, Silval Barbosa e o secretário de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti.
A rodovia
Inaugurada em 1973, a BR-163 tem 1.765 quilômetros e cerca de 800 quilômetros já asfaltados. A rodovia atravessa uma das áreas mais importantes da Amazônia em potencial econômico, diversidade social, biológica e riquezas naturais. Na região são encontrados os biomas do Cerrado e da Floresta Amazônica e três bacias hidrográficas (Teles Pires/Tapajós, Xingu e Amazonas).
A área tem riquezas naturais abundantes, das quais dependem populações tradicionais, urbanas, agricultores familiares e mais de 30 povos indígenas. Abriga, também, em especial no Centro-Norte do Mato Grosso, um dos pólos agrícolas mais produtivos do país, com destaque para a produção de soja.
A pavimentação desta rodovia criará um corredor de exportação através do rio Amazonas para escoar a soja e outros produtos ligados à expansão da fronteira agropecuária, como madeira, arroz e gado. Também irá beneficiar a Zona Franca de Manaus, ao reduzir os custos com transporte dos equipamentos eletroeletrônicos produzidos na região para o Sul e Sudeste do Brasil.
Para encontrar uma solução com o mínimo impacto ambiental possível, o governo brasileiro criou um grupo inter-ministerial com o objetivo de apresentar uma proposta para a pavimentação da BR-163. O plano chamado de “BR-163 Sustentável”, foi lançado em março de 2005, e teve a participação de várias ONGs e movimentos sociais.
A pavimentação desta estrada possibilitará a integração da região ao resto do país.
A obra começará no sentido Guarantã do Norte - Rurópolis (PA). A previsão é que até o término desses seis quilômetros, o Ibama já tenha dado a licença ambiental para terminar os 50 quilômetros restantes até a divisa com o Pará, que estão inclusive previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O convênio foi assinado pelo vice-governador do Estado, Silval Barbosa e o secretário de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti.
A rodovia
Inaugurada em 1973, a BR-163 tem 1.765 quilômetros e cerca de 800 quilômetros já asfaltados. A rodovia atravessa uma das áreas mais importantes da Amazônia em potencial econômico, diversidade social, biológica e riquezas naturais. Na região são encontrados os biomas do Cerrado e da Floresta Amazônica e três bacias hidrográficas (Teles Pires/Tapajós, Xingu e Amazonas).
A área tem riquezas naturais abundantes, das quais dependem populações tradicionais, urbanas, agricultores familiares e mais de 30 povos indígenas. Abriga, também, em especial no Centro-Norte do Mato Grosso, um dos pólos agrícolas mais produtivos do país, com destaque para a produção de soja.
A pavimentação desta rodovia criará um corredor de exportação através do rio Amazonas para escoar a soja e outros produtos ligados à expansão da fronteira agropecuária, como madeira, arroz e gado. Também irá beneficiar a Zona Franca de Manaus, ao reduzir os custos com transporte dos equipamentos eletroeletrônicos produzidos na região para o Sul e Sudeste do Brasil.
Para encontrar uma solução com o mínimo impacto ambiental possível, o governo brasileiro criou um grupo inter-ministerial com o objetivo de apresentar uma proposta para a pavimentação da BR-163. O plano chamado de “BR-163 Sustentável”, foi lançado em março de 2005, e teve a participação de várias ONGs e movimentos sociais.
A pavimentação desta estrada possibilitará a integração da região ao resto do país.
Fonte:
RMT Online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218525/visualizar/
Comentários