Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 03 de Julho de 2007 às 16:29
Por: João Fortes

    Imprimir


Os deputados estaduais do Paraná votam na tarde desta terça-feira um projeto polêmico que cria a aposentadoria especial para parlamentares. Para vigorar, os parlamentares precisam derrubar o veto do governador Roberto Requião (PMDB), que foi contrário à lei, aprovada no fim de 2006. "A única objeção do governador foi com relação à falta de um cálculo atuarial, que após análise foi incluído no projeto", afirmou o presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus.

Atualmente, a aposentadoria dos parlamentares chega a R$ 2,8 mil, mas, com a aprovação da lei, o valor pode chegar a R$ 10,2 mil. Para custear o fundo da previdência especial, dois valores entram em cena: 15% do salário do deputado que aderir ao plano e mais 15% que será retirado do orçamento da própria Assembléia.

Questionado sobre o projeto, o deputado Nelson Justus, afirmou que apesar de não oferecer nenhum retorno direto à população, a lei é constitucional. "Tenho certeza que, se aprovado, esse plano deve servir de exemplo para muitas assembléias do País", completou Justus.

Outro defensor da aposentadoria é o 1º secretário da Assembléia, deputado Alexandre Curi. Ele afirmou que o projeto traz sim um benefício para a população: "com esse plano previdenciário, a população pode ter certeza de que o deputado vai se dedicar exclusivamente ao seu trabalho parlamentar, sem a necessidade de outro trabalho para sobreviver", disse Curi. Atualmente, um deputado estadual recebe R4 12,5 mil, fora os benefícios.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218616/visualizar/