Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 03 de Julho de 2007 às 09:54
Por: Luciana Cury

    Imprimir


O deputado federal Eliene Lima (PP-MT), achou justa a rejeição pela Câmara da adoção de lista fechada nas eleições proporcionais, matéria que constava no projeto de reforma política.

“A rejeição do projeto foi influenciada pela sociedade. A vontade popular prevaleceu quando o plenário da Câmara derrubou a proposta que, na minha visão, tirava do povo, o direito democrático de escolher diretamente seus representantes”, comentou.

A rejeição da proposta se deu em duas votações nominais na Câmara, sendo a segunda por 252 votos pela rejeição, 181 por sua adoção e três abstenções.

Para o parlamentar federal, “a adoção da lista fechada traz a preocupação com as oligarquias partidárias, com os caciques dos partidos escolhendo quem integra as listas, e até mesmo com a força que os partidos políticos, hoje extremamente desgastados, passariam a ter”.

Eliene Lima sustentou ainda que a proposta de lista fechada representaria “um reforço às oligarquias e à corrupção dentro do partido”. Ainda em sua avaliação, a lista partidária pré-ordenada, mesmo aquela mais flexível, em que o eleitor vota no partido e num candidato destacado, continuaria mantendo as oligarquias e a imoralidade partidária.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218685/visualizar/