Repórter News - reporternews.com.br
Novos planos de tarifa telefônica estarão implementados em um mês
Até o final de julho, todas as prestadoras de serviço telefônico já terão implementado a nova forma de cobrança tarifária. O usuário que não fizer a opção entre os dois novos planos será automaticamente incluído no Plano Básico.
As prestadoras têm o dever de colocar à disposição um demonstrativo gratuito de comparação entre os planos para auxiliar a tomada de decisão do consumidor.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) preparou em seu site um questionário com 46 perguntas e respostas sobre as dúvidas mais freqüentes.
Segundo a agência, de modo geral, para quem usa internet discada em horário normal e faz ligações com duração acima de três minutos, o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo) é mais vantajoso. Para quem utiliza o telefone para chamadas inferiores a três minutos, o Plano Básico é o melhor.
No Plano Básico, o consumidor tem franquia de 200 minutos mensais. Ou seja, pode falar por esse tempo e pagar apenas a assinatura básica (em torno de R$ 40). A chamada começa a ser tarifada três segundos após o atendimento e a cobrança ocorre a cada seis segundos. A Anatel reitera que esse modelo é indicado a quem costuma fazer chamadas curtas.
O Pasoo oferece franquia de 400 minutos por mês, mas, além da cobrança a cada seis segundos, existe uma taxa equivalente a quatro minutos de chamada para completar a ligação. O valor do minuto excedente à franquia é mais barato que no Plano Básico. O Pasoo se destina a quem faz ligações longas ou usa conexão discada para acessar a internet.
A qualquer momento, o consumidor poderá mudar do Plano Básico para o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo), ou vice-versa, sem ônus.
O usuário que desejar receber a conta telefônica detalhada terá que solicitá-la à prestadora a partir do momento em que a linha começar a ser tarifada em minutos. O detalhamento deve ser gratuito.
As novas regras alteram apenas a tarifa das ligações locais de um telefone fixo para outro fixo. Não há mudança na tarifa de fixo pra celular. As ligações interurbanas e internacionais originadas em telefones fixos, independentemente do tipo de terminal de destino (fixo ou celular), já são medidas e faturadas em minuto.
O horário de tarifa reduzida continua existindo e não será alterado. Para cada ligação nesse horário, serão cobrados 2 minutos no Plano Básico e 4 minutos no Pasoo, independentemente do tempo de duração da ligação. Os minutos de franquia não consumidos no mês não podem ser utilizados no mês seguinte. Eles não são acumulativos.
As prestadoras têm o dever de colocar à disposição um demonstrativo gratuito de comparação entre os planos para auxiliar a tomada de decisão do consumidor.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) preparou em seu site um questionário com 46 perguntas e respostas sobre as dúvidas mais freqüentes.
Segundo a agência, de modo geral, para quem usa internet discada em horário normal e faz ligações com duração acima de três minutos, o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo) é mais vantajoso. Para quem utiliza o telefone para chamadas inferiores a três minutos, o Plano Básico é o melhor.
No Plano Básico, o consumidor tem franquia de 200 minutos mensais. Ou seja, pode falar por esse tempo e pagar apenas a assinatura básica (em torno de R$ 40). A chamada começa a ser tarifada três segundos após o atendimento e a cobrança ocorre a cada seis segundos. A Anatel reitera que esse modelo é indicado a quem costuma fazer chamadas curtas.
O Pasoo oferece franquia de 400 minutos por mês, mas, além da cobrança a cada seis segundos, existe uma taxa equivalente a quatro minutos de chamada para completar a ligação. O valor do minuto excedente à franquia é mais barato que no Plano Básico. O Pasoo se destina a quem faz ligações longas ou usa conexão discada para acessar a internet.
A qualquer momento, o consumidor poderá mudar do Plano Básico para o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo), ou vice-versa, sem ônus.
O usuário que desejar receber a conta telefônica detalhada terá que solicitá-la à prestadora a partir do momento em que a linha começar a ser tarifada em minutos. O detalhamento deve ser gratuito.
As novas regras alteram apenas a tarifa das ligações locais de um telefone fixo para outro fixo. Não há mudança na tarifa de fixo pra celular. As ligações interurbanas e internacionais originadas em telefones fixos, independentemente do tipo de terminal de destino (fixo ou celular), já são medidas e faturadas em minuto.
O horário de tarifa reduzida continua existindo e não será alterado. Para cada ligação nesse horário, serão cobrados 2 minutos no Plano Básico e 4 minutos no Pasoo, independentemente do tempo de duração da ligação. Os minutos de franquia não consumidos no mês não podem ser utilizados no mês seguinte. Eles não são acumulativos.
Fonte:
Agência Brasil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218959/visualizar/
Comentários