Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Junho de 2007 às 14:51
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


População da região Noroeste do Estado ganha acesso livre à informática Os municípios de Brasnorte, Juína e Castanheira ganharam nesta semana unidades de inclusão digital, facilitando o acesso livre da população carente a computadores conectados à Internet, inclusive, com cursos gratuitos de informática. Com a inauguração de mais essas três unidades, o Governo do Estado já contabiliza 43 centros em Mato Grosso. Todos foram viabilizados por meio do projeto Mato Grosso Ação Digital, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

A primeira unidade da região Noroeste do Estado foi implantada em Brasnorte na terça-feira (26.06), na Biblioteca Municipal Rubens de Mendonça. Já as demais, foram inauguradas nesta quinta-feira (28.06). A de Juína funcionará no Centro de Ação Comunitária da cidade, e a de Castanheira foi implantada no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura/Empaer.

Cada unidade conta com cinco computadores e um servidor, equipamentos adquiridos através de recursos do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (FUPIS). A expectativa é que sejam realizados nesses locais cerca de 400 atendimentos por mês.

“Esta é uma região que precisava muito oportunizar o acesso de comunidades carentes aos recursos tecnológicos e de Internet. As pessoas sem condições de ter um computador em casa ou pagar pelo acesso em uma lan house, normalmente ficam de fora do processo de alfabetização digital”, afirmou o coordenador do projeto, César Vidotto.

Só em 2007 já foram implantados 17 centros, sendo um em Cuiabá e os demais nas cidades de União do Sul, Ipiranga do Norte, Marcelândia, Apiacás, Tangará da Serra, Santo Afonso, Guiratinga, Pedra Preta, Alto Taquari, Primavera do Leste, Campo Verde, Itiquira, Outro Branco, Brasnorte, Castanheira e Juína. Além da unidade itinerante, que funciona em um ônibus equipado com computadores e acesso direto à internet via satélite.





Fonte: Marcos Negrini/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219143/visualizar/