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Economia
Sábado - 30 de Junho de 2007 às 06:55

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A cara é de um veículo utilitário, ou SUV (Sport Utilitary Vehicle), mas o novo Cayenne tem um motor digno de um Porsche. O carro "grandão" se diferencia da sua família, que tem basicamente superesportivos pequenos, potentes e muito próximos ao chão. O Cayenne 2008, com câmbio de seis marchas, ganhou um desenho mais agressivo e um propulsor V8 de 4.8 litros, que produz até 500 cavalos de potência, faz de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e velocidade máxima de 275 km/h, na versão Turbo.

Já o Cayenne S tem um motor V8 de 4.8 litros, que gera 385 cavalos, com velocidade máxima de 250km/h. A versão mais básica, o Cayenne 2008, tem um motor V6 de 3.6 litros e 290 cavalos de força.

Plenamente equipado, um Cayenne 2008 talvez seja o utilitário esportivo mais caro do planeta. Mas, ao peso de 2.356 kg, não se pode comprar mais Porsche do que isso - especialmente no caso do modelo básico, que tem preço inicial de apenas US$ 44.295, incluído o frete. A versão mais completa pode chegar a US$ 115 mil nos Estados Unidos.

O preço compensa. O carrão tem novidades como uma injeção direta de combustível. Pela primeira vez, os motores V8 do Cayenne são equipados com o sistema Porsche VarioCam Plus, um controle das válvulas.

Outras novidades incluem um botão para acionar o modo esportivo, rodas de 21 polegadas e rádio por satélite.

Outlander

A Mitsubishi também renovou seu utilitário esportivo. Nessa semana, a montadora apresentou o novo Outlander, que funde formas de um sedã e um SUV, e vai estrear com preço de R$ 138,9 mil, em um segmento que, por aqui, tem concorrentes na faixa dos R$ 200 mil.

A Mitsubishi melhorou sua geração de motores V6 para equipar o Outlander. O propulsor de 3.0 litros dispõe de 220 cavalos de potência, a 28 kgf de torque. Com componentes em alumínio, ele é 30% mais potente que a geração anterior, além de estar 25 kg mais leve e ainda mais compacto, o que fez sobrar espaço no compartimento que abriga o motor - transversal. A aceleração é de 9,7 segundos de 0 a 100 km/h - um bom desempenho para um carro de 4.640 mm de comprimento. A boa dirigibilidade também vem do fato do entre-eixo medindo 2.670 mm, apresentado como o maior da categoria.

A transmissão automática também evoluiu no Outlander. De cinco velocidades, ela passou a seis, também com a caixa acrescentando alumínio em alguns componentes. O crossover traz borboletas fixas ao volante para trocas de marchas de maneira mais esportiva.

Substituto do 307 A Peugeot foi na direção contrária da Mitsubishi e Porsche e apresentou nessa semana o sucessor do 307. O Peugeot 308 chega com uma proposta ecológica. Visando a redução da emissão de poluentes, o modelo tem seis motorizações, entre elas três a gasolina de consumo moderado, desenvolvidas em parceria com o grupo BMW, e três a diesel HDi. O novo carro retoma o conceito da arquitetura semi-elevada.

O modelo terá pneus inéditos Michelin Energy Saver, que contribuirão para uma redução significativa do consumo do 308. O design do novo carro destaca o capô em forma de "V"; já na parte traseira, as lanternas, maiores, chamam a atenção.

O Peugeot 308 tem 4,28 metros de comprimento, maior que o 307, que tem 3,54 metros. Entre as tecnologias do modelo estão o alerta de atravessamento involuntário de linha delimitadora, os airbags, que podem chegar a nove, e um serviço de chamada de emergência ligado a uma central telefônica da própria Peugeot.




Fonte: Terra

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