Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Junho de 2007 às 18:13

    Imprimir


Horas antes de a polícia britânica anunciar a descoberta de um carro-bomba em Londres, uma mensagem divulgada na internet advertia que "Londres será bombardeada", informou a rede norte-americana CBS (clique aqui para ler reportagem original da CBS, em inglês) na noite desta sexta-feira (29). A mensagem foi divulgada num endereço eletrônico que já foi usado mais de uma vez pela rede terrorista al-Qaeda.

O texto de 300 palavras apareceu na sala de "chat" al-Hesbah, deixado por uma pessoa que se identificou como Abu Osama al Hazeen.

"Em nome de Deus, o mais compassivo, o mais misericordioso. A Grã-Bretanha esperava ataques da al-Qaeda?", se perguntava.

"Hoje eu digo: regozigem-se por Alá, Londres será bombardeada", dizia a mensagem, também condenando o título de "sir" concedido ao autor de Os "Versos Satânicos", o escritor Salman Rushdie, e o papel desempenhado pelos britânicos no Iraque.

Comandada por Osama bin Laden, a al-Qaeda é a mesma rede terrorista que organizou os atentados de 11 de setembro.

Segundo carro-bomba

No início da noite desta sexta-feira (pelo horário de Londres), a polícia britânica anunciou que encontrou componentes de uma bomba em um segundo veículo suspeito, depois de ter frustrado horas antes um atentado com um carro-bomba no centro da cidade.

O primeiro carro-bomba, uma Mercedes, foi desativado na rua Haymarket, na região de Piccaddilly Circus, uma das mais movimentadas da cidade. Nele, foram encontrados galões de gasolina, cilindros de gás e pregos.

Já esse segundo carro foi rebocado da região da Trafalgar Square durante à noite, por estar estacionado irregularmente. Somente no segundo endereço, na Park Lane, é que as autoridades foram chamadas -após o carro levantar suspeitas por estar com cheiro de gasolina.

Segundo uma declaração oficial da polícia londrina, o segundo carro continha material semelhante ao primeiro -combustível e pregos.

Explosões de bombas nessas regiões movimentadas de Londres poderiam deixar um "grande número de vítimas", diz a polícia inglesa.

Os carros-bomba foram encontrados uma semana antes de se completarem dois anos dos atentados terroristas de 7 de julho de 2005. Na ocasião, bombas detonadas no sistema de transportes de Londres mataram 52 pessoas e deixaram dezenas de feridos.

Envolvimento da al-Qaeda

A tentativa de explodir um carro-bomba no centro de Londres foi obra da al-Qaeda ou de algum grupo inspirado nas idéias dessa organização terrorista. A informação foi publicada em reportagem do jornal inglês "The Guardian", em sua versão eletrônica na internet, que cita fontes da polícia e do governo britânico, mas não as identifica.

"Você somente tem que 'ler' casos passados de gente condenada por terrorismo para entender que eles estavam planejando explodir casas noturnas e colocar bombas de cilindros de gás em carros", disse ao jornal uma das fontes.

A al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden, foi responsável pelos ataques contra os Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 -considerados os maiores e mais mortíferos da história do terrorismo mundial.

Carro-bomba e parque esvaziado

A Park Lane, que foi fechada, é uma rua famosa por abrigar hotéis de luxo. A polícia também fechou parte da rua Oxford, uma das mais movimentadas da cidade.

Hoje pela manhã, quando foi desativado o primeiro carro-bomba, a Scotland Yard fechou o acesso à rua Haymarket, perto da estação de metrô de Piccadilly Circus, onde ficam os principais cinemas e teatros londrinos.

Segundo a polícia londrina, o esvaziamento do Hyde Park visa aumentar a segurança nas ruas. "Foi para dar uma tranqüilidade visível aos cidadãos", divulgou a Scotland Yard. “Não é uma resposta a uma ameaça específica”, garantiu um porta-voz da polícia.

O subcomissário da Scotland Yard, Peter Clarke, afirmou que será feita a análise do material contido nas câmeras de circuito fechado de segurança instaladas em Haymarket, rua onde o Mercedes com explosivos foi descoberto nesta madrugada.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219277/visualizar/