Brasileiros devem preservar ambiente, diz estudo
A maioria da população, 54,5%, também acredita que a preservação da floresta amazônica deveria ser uma responsabilidade somente do Brasil e 39,8% disseram que outros países deveriam contribuir financeiramente por meio de organismos internacionais. Outros 5,7% não souberam responder.
Ainda sobre a floresta amazônica, a pesquisa CNT/Sensus apontou que a maioria, 75%, disse que o País deveria preservá-la de acordo com suas próprias regras. Outros 10,8% disseram que o Brasil pode fazer o que quiser, 7,2% disseram que o País deveria preservar a floresta com regras internacionais e 1,9%, que a floresta deveria ser internacionalizada. Outros 5,2% não souberam responder.
Na opinião de 56,9% dos entrevistados, o desmatamento e as queimadas no Brasil são os fatores que mais contribuíram para o aquecimento global, seguido por indústrias (17,1%), poluição da água (9,4%), adubos químicos na agricultura (4,8%), tráfego de veículos (4,7%), mineração (1,9%) e outros (0,8%). Do total, 4,6% não responderam as perguntas.
A grande maioria da população, 82,7% classificou a iniciativa do Brasil de adotar combustíveis renováveis como positiva e 8%, como negativa. Outros 9,4% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho, em 136 municípios do País, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Comentários