Bezerra afirma que Juarez deixa vice-liderança em breve
O assunto foi tratado em reunião entre Costa, Bezerra e o vice-governador Silval Barbosa na noite de segunda-feira. Há pelo menos um mês se arrastava o impasse envolvendo a permanência ou não do deputado no posto de vice-líder da bancada governista na Assembléia Legislativa.
O entrave se concentrava na resistência de Costa em renunciar ao cargo em contraste aos planos do PMDB de se desatrelar do rótulo de apoio incondicional ao governo Blairo Maggi. O “grito de independência”, que se estende às articulações eleitorais, foi formalizado no fim de maio.
De acordo com Carlos Bezerra, a conversa mantida com Costa foi definitiva e em clima de tranqüilidade. Contudo, não teria sido estipulada qualquer data ou prazo final para que o parlamentar renuncie oficialmente ao posto dentro da base de governo. Segundo Bezerra, o partido também não vê impedimentos no lançamento da candidatura do deputado no quadro sucessório de Sinop, município liderado hoje pelo tucano Nilson Leitão.
“Não há problemas com o Juarez. Ele é um homem de partido”, assegura o dirigente. Nesse contexto, Bezerra negou a existência de qualquer pré-acordo entre o PMDB ou a figura pessoal de Juarez Costa e o secretário Baiano Filho. Conforme os rumores no cenário político, o lançamento de Costa à empreitada nas urnas seria travado por “pacto” firmado no ano passado com Baiano em torno do pleito a uma cadeira na Assembléia Legislativa.
Em contrapartida, Costa deveria se abster da disputa local em 2008. “Se o Baiano tivesse vindo para o PMDB, ele seria o candidato e só. Mas ele não veio. Não nenhum tipo de acordo”, rebate Bezerra. O projeto vislumbrado pelos diretórios municipal e estadual do PMDB se baseia tanto na intenção maior de candidatura própria quanto no desempenho de Juarez Costa em pesquisas eleitorais mais recentes.
Amostragem divulgada na semana passada revelou que o deputado ganharia a disputa caso as eleições fossem hoje, seguido pelo também deputado Dilceu Dal Bosco, do Democratas, que por enquanto rechaça o título de candidato. Baiano Filho aparece no quadro da pesquisa em terceiro lugar. “A questão da candidatura própria está definida. Juarez ganharia as eleições hoje e as pesquisas mostram isso”, ressalta Carlos Bezerra.
Comentários