Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 26 de Junho de 2007 às 21:32

    Imprimir


O Instituto Nacional Contra a Discriminação (Inadi) da Argentina afirmou que proibir a prática do futebol a mais de 2.500 metros de altitude viola o princípio de igualdade e pediu ao argentino Julio Grondona, vice-presidente da Fifa, que tente a suspensão desta medida.

A proposta do Inadi foi anunciada nesta terça pela Embaixada da Bolívia em Buenos Aires. Em comunicado, esta dependência do Ministério da Justiça da Argentina vê com "profunda preocupação" a medida tomada pelo Comitê Executivo da Fifa, que afeta diversas cidades sul-americanas.

- Entendemos que esta medida viola o princípio de igualdade e o de sua contrapartida, a não-discriminação reconhecida pela comunidade internacional na maioria dos instrumentos internacionais de proteção aos direitos humanos - disse a presidente do Inadi, María José Libertino.

Paralelamente, o Inadi enviou uma carta a Grondona, também presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), solicitando que ele faça as "gestões necessárias para reverter a decisão recentemente adotada pela Fifa".

- A realização de competições esportivas em cidades como La Paz, Cuzco e Quito foi tradicional através dos anos, não existindo nenhum antecedente médico que apontasse o suposto risco para a saúde dos jogadores - afirmou o Inadi.

A nota oficial lembra que a AFA e o Inadi têm um Convênio de Cooperação contra a discriminação em matéria esportiva.

O Comitê Executivo da Fifa vai se reunir nesta quarta-feira em Zurique, na Suíça, para analisar o assunto.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219616/visualizar/