Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 23 de Junho de 2007 às 12:11

    Imprimir


Mais de setenta personalidades cuiabanas estarão conduzindo a Tocha Pan-Americana, nesta terça-feira (26). O evento que acontece pela primeira vez em Cuiabá, reunirá grandes nomes que já prestaram serviços para a sociedade Mato-grossense. Cada condutor estará uniformizado, e percorrerá a distância de 400 metros.

A tocha Pan-Americana desembarcará em Cuiabá na manhã do dia 26, em avião da Força Aérea Brasileira, procedente de Rondônia. Do aeroporto, a tocha segue em helicóptero da PM até o ginásio do Dom Aquino, onde será formado um comboio. A capital mato-grossense representará a Nicarágua. Seu desfile na Capital Mato-grossense tem início previsto para 13h30. Antes haverá o procedimento de acendimento da pira pelo prefeito Wilson Santos que, em seguida a repassará para o primeiro condutor. Serão percorridos de 35 km e 200 metros nas principais avenidas e ruas da cidade, a chegada está prevista para 18h30, na Praça Alencastro – em frente à Prefeitura.

Durante o trajeto, 70 pessoas se revezarão na condução da chama. Uma réplica da tocha ficará na cidade. No dia seguinte, o fogo segue para o município de Campo Novo dos Parecis, no Médio Norte, dando seqüência à sua peregrinação pelo Brasil. O destino seguinte é Campo Grande (MS).

Nomes como do jornalista Dirceu Carlino, presidente do Grupo Zahran, doutor Ueze Elias Zahran, vice-campeã brasileira de Natação, Yolen Pinto, campeão brasileiro de Natação e participantes dos jogos Pan-americanos, como Felipe Lima, ex-técnico da seleção brasileira de Judô, Pedro Shinohara, ex-presidente da Federação Brasileira de Handebol, Luiz Tamba, os humorista Nico e Lau, Academia de Letras, Moisés Martins e o ex- atleta Expedito Sabino, estão na lista dos mais de 50 condutores selecionados.

PARECIS

Um marco na história de Campo Novo do Parecis. Assim está sendo definida a participação da cidade no roteiro do Revezamento da Tocha Rio 2007, no próximo dia 27. Nove estudantes, atletas camponovenses, foram escolhidos pelo CO-RIO para compor o revezamento, a partir de uma lista de 40 nomes indicados pelo município.

Entre os atletas, 2 são portadores de necessidades especiais. O décimo condutor será um indígena participante dos I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso, que será realizado em Campo Novo, no período de 27 a 30 deste mês.

A tocha Rio 2007 participa de atividades na cidade durante todo o dia. Uma cerimônia espiritual de acesso restrito - às margens do rio Sacre na aldeia 4 Cachoeiras -, abre a programação às 9 horas e 48 minutos, com o Ritual de Celebração do Fogo Ancestral Indígena para Recepção à Tocha Rio 2007.

PAN

Os Jogos Pan-Americanos de 2007 serão sediados pela cidade do Rio de Janeiro em uma festa que reunirá 6,8 mil atletas de 42 países. A competição será uma celebração sem precedentes do esporte e da cultura no Brasil em um evento que colocará à prova a habilidade brasileira em sediar eventos de porte internacional e ainda mostrar o país para o mundo. Os países participantes dos jogos estão sendo representados por 42 municípios brasileiros que estão sediando a passagem da tocha. Cuiabá estará representando o país da Nicarágua.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220197/visualizar/