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Politica Brasil
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 16:01

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Para o Governo do Estado de Mato Grosso, a hidrovia Paraguai-Paraná tem importância estratégica, na medida em que oferecerá uma alternativa de transporte certamente mais barata, reduzindo os custos dos produtos do Estado. A afirmação é do vice-governador Silval Barbosa, que participou na manhã desta sexta-feira (22.06), do Seminário sobre a hidrovia Paraguai-Paraná realizado na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, em Cuiabá.

De acordo com Silval, o govenador Blairo Maggi persegue desde o seu primeiro dia de governo a idéia de eliminar os gargalos logísticos do Estado de Mato Grosso e o transporte rodoviário é um deles. “A hidrovia dará mais condições de competitividade aos produtores de Mato Grosso”, diz ele. Na cerimônia de abertura falou ainda, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANAQ), Murilo Barbosa. Ele ressaltou a importância da temática da hidrovia ganhar visibilidade no país e aglutinar todos aqueles que precisam desta via de escoamento de produção.

Para Adalberto Tokarski, gerente de desenvolvimento e regulação da navegação Interior da ANTAQ e palestrante no seminário, a hidrovia se justifica porque Mato Grosso está no centro do continente e distante de todos os portos. “Por isso nós só temos uma saída para sermos competitivos: a hidrovia. A rodovia deveria servir só para alimentar a hidrovia ou a ferrovia”, afirma ele. Adalberto concorda com a posição do governo do Estado e acrescenta que a hidrovia Paraguai-Paraná é estratégica não é nem só para o Estado de Mato Grosso, mas para todo o Brasil.

Segundo o economista e consultor político do Governo do Estado, Luiz Antonio Pagot, o seminário tem como objetivo debater com profundidade a hidrovia Paraguai-Paraná, principalmente agora que o agronegócio enfrenta uma crise. “A hidrovia é um dos eixos estruturantes mais importantes para o Estado. Nós precisamos ter entrada e saída de produtos muito mais baratos do que hoje para podermos ser competitivos no mercado. É extremamente importante que nós possamos utilizar aquela hidrovia”, destacou.

Pagot lembrou também que, nos próximos meses, os impasses jurídicos que ainda travam a viabilidade da hidrovia deverão ser desobstruídos, facilitando a implementação do projeto.

Participam do seminário representantes do Governo Federal e do Estado, secretários municipais de indústria e comércio, produtores de grãos, empresários do ramo do transporte e universitários, entre outros segmentos interessados no debate.

O presidente da Fiemt, Mauro Mendes, e os secretários de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Clóves Vettorato (Projetos Estratégicos), entre outras autoridades, também participam do evento que termina no final da tarde de hoje (22).





Fonte: Secom-MT

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