Jaime Campos é multado em R$ 3 milhões por crime ambiental
O instuto acusa o senador de desmatamento ilegal, destruição de área de preservação permanente, inclusive com aterramento de nascente.
O senador não teria licença ambiental, segundo o Ibama, para desmatar cerca de nove mil hectares, onde foi implantada uma fazenda para criação de gado. A área total é estimada em 11 mil hectares e fica no município de Alta Floresta, extremo Norte de Mato Grosso.
A estimativa dos fiscais é de que 80% da área foram desmatadas. O senador também será investigado pelo Ministério Público Federal.
A assessoria do senador afirmou que Jaime Campos já protocolou defesa no Ibama. Disse ainda que na época tinha autorização para desmatar, já que a legislação ambiental permitira a abertur de até 50% da área na região.
Uma medida provisória de 2002, depois que a fazenda já havia sido aberta é que mudou as regras para abertura de áreas e desmatamento na região.
Atualmente a legislação só permite a abertura de 20% das áreas localizadas na região, que fica no extremo Norte do Estado, próximo à divisa com o estado do Pará.
Comentários