Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Junho de 2007 às 17:09

    Imprimir


Os controladores de vôo do centro de controle de tráfego aéreo de Brasília, o Cindacta-1, realizaram uma operação-padrão desde o dia 19. A medida provocou atrasos em diversos aeroportos do país. Mas, segundo a Infraero, os atrasos do aeroporto internacional Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, estão dentro do previsto.

Seis vôos previstos para desembarcar no aeroporto tiveram pequenos atrasos, de acordo com o site da Infraero. No aeroporto, a Infraero informou que os atrasos são de poucos minutos, que estão dentro do previsto das companhias aéreas.

Apenas um vôo, que deveria ter chegado às 11h10, teve um atraso de 50 minutos e deve chegar às 12h. À tarde os vôos, mesmo os vindos de São Paulo e Brasília, também não tiveram atrasos excessivos.

Ainda de acordo com a Infraero, os atrasos não causaram problemas no check-in e os vôos estão decolando normalmente. Neste momento, a situação no sagüão do aeroporto é tranqüila.

Fim dos atrasos

De acordo com o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, a situação nos aeroportos de todo o país só deve ser normalizada na manhã do dia 21.

Pereira disse que a Infraero calcula o prazo mínimo para regularização das operações multiplicando por cinco o tempo de paralisação. "Se houve cinco horas de paralisação, então estimamos que tudo volte ao normal em 25 horas", explicou.

Protesto

A operação-padrão dos controladores de vôo na terça-feira seria uma reação à dicesão da Aeronáutica de prorrogar o prazo de conclusão do inquérito militar que apura o motim no Cindacta-1 no dia 30 de março. Na ocasião, os pousos e decolagens foram suspensos em todos os aeroportos do país. As operações só foram retomadas depois de uma tensa negociação entre os controladores e o governo.

Nesta semana, o Comando da Aeronáutica teria pedido mais 20 dias para concluir as investigações sobre essa paralisação.

Por causa do protesto dos operadores, na terça-feira, por volta das 19h30, haviam sido cancelados 81 vôos em todo Brasil, o que representa 6% do previsto. Outras 213 operações atrasaram - o que corresponde a 13,4% dos vôos programados.





Fonte: Mato Grosso Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220672/visualizar/