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Politica Brasil
Quarta - 20 de Junho de 2007 às 13:27

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O deputado Wagner Ramos (PR) pediu ao governo de Mato Grosso a estadualização de antigo trecho da rodovia BR-364 e vai oficializar a solicitação através de um projeto de lei. O traçado total tem extensão de 255,9 km e passa por cinco municípios. Em um mapa rodoviário assinado pela antiga SEET (Secretaria de Estado de Transportes de Mato Grosso), atual Sinfra (Secretaria de Infra-estrutura), o referido trecho é tratado como “ANTIGA BR-364”.

De acordo com o parlamentar, sua iniciativa é uma forma de viabilizar estrutura para a estrada, através do governo. “Uma das maiores necessidades da região antes cortada pela BR-364 é apoio logístico do nosso governo. Ela precisa de asfalto para a estrada e infraestrutura em todo o entorno desta última”, ressaltou Ramos, apontando principalmente para Reserva do Cabaçal (412 km de Cuiabá, a sudoeste do estado) e Rio Branco (376 km, a sudoeste).

Segundo o parlamentar, a ligação dos dois municípios – via rodovia – vai abrir uma enorme porta para o desenvolvimento local. “Por si só, uma estrada asfaltada já representa grande atrativo para empresas. Além disso, a população daquelas regiões vive da força do pequeno produtor e dos governos estadual e municipal – situação difícil para consolidar um processo de crescimento. Já com o asfalto, há possibilidade de conseguirmos atrair laticínios e frigoríficos para fomentar a agricultura familiar naquela região”, previu o republicano.

O traçado da antiga BR-364 começa no entroncamento com a MT-358 – na divisa entre Campo Novo do Parecis (397 km, já ao norte de Mato Grosso) e, desce até Tangará da Serra (242 km, a sudoeste). Daquele ponto – onde existe um posto fiscal, a estrada se estende até a MT-388, no Vale de São Domingos (491 km, sudoeste), corta Conquista D’Oeste (571 km, sudoeste), margeia Campos de Júlio (692 km, entrando no norte do estado), passa por Nova Lacerda (692 km, ao norte) e termina em Comodoro (677 km, ao norte), no entroncamento com o atual traçado da BR-364 naquela região.

“O oeste mato-grossense é formado por muitos municípios novos e que ainda não receberam infra-estrutura adequada. É necessário e importante que a população daquela região possa passar a ter renda e permanecer em suas cidades. Para tanto, precisamos estadualizar o traçado da antiga BR-364, lhe dar condições de trafegabilidade e, assim, começar a atrair empresas e iniciar um ciclo de desenvolvimento sustentado”, disse Wagner Ramos.

Mini-estradeiro

A iniciativa do parlamentar em pedir a modificação das características da estrada surgiu durante uma série de visitas e inaugurações de obras das quais participou em sete municípios do médio-norte e do oeste com o governador Blairo Maggi (PR).

Na viagem, Ramos acompanhou a inauguração da pavimentação de dois quilômetros de estrada no perímetro urbano do distrito de Capão Verde, em Alto Paraguai (218 km, médio-norte). Ainda no município – no distrito de Tira Sentido, foram inauguradas a reforma e a ampliação da Escola Estadual Zélia Costa Almeida, que também recebeu da Seduc (Secretaria de Estado de Educação) um laboratório de informática com 10 computadores.

“Essa escola foi construída há quase vinte anos e a situação do seu prédio era extremamente precária. Ela atende cerca de 300 estudantes dos ensinos fundamental e médio, principalmente das fazendas e pequenas propriedades da vizinhança”, salientou Ramos.

O deputado enalteceu a prática das viagens em forma de estradeiro, criada por Maggi, as obras e as inaugurações. “Elas reafirmam a política estabelecida pelo governador de levar recursos e proporcionar melhorias em todas as regiões, sejam nos municípios ou em pequenas comunidades”.

Wagner Ramos e a comitiva governamental também estiveram em Arenápolis (258 km, médio-norte), visitando as obras do Pronto Atendimento (P.A) e inaugurando a farmácia municipal e a Ciretran locais. A parada seguinte foi em Nova Marilândia (392 km, médio-norte). Nela, o governo investiu aproximadamente R$ 1,6 milhões em asfaltamento urbano, na construção da quadra poliestortiva da Escola 1º de Maio e na iluminação da Avenida Central, além de 84 casas.

O saldo do mini-estradeiro contabilizou visita a sete municípios – Tangará da Serra, Salto do Céu, Rio Branco e Reserva do Cabaçal foram os seguintes. No trajeto, entrega de mais de 180 residências, inauguração de duas escolas e uma quadra poliesportiva, além da assinatura de convênio para reforma de unidade escolar e construção de quadra de esportes.

“A experiência foi muito importante porque conseguimos verificar in loco as dificuldades pelas quais passam pequenos municípios, neste momento”, completou Wagner Ramos. Ele também classificou de “muito importante” o consórcio que está sendo criado em Santo Afonso para pavimentação da MT-240, ligando o município a Tangará da Serra.

“O trabalho está bastante adiantado e os produtores e as comunidades muito interessados no consórcio. Isso nos dá a perspectiva de termos mais um bom trecho asfaltado pelo governo”. Em Tangará, o parlamentar também participou da inauguração da Escola 29 de Novembro.

Entre Reserva do Cabaçal e a BR-364, o governador sinalizou – com o apoio de Ramos e de outros parlamentares – com a conclusão da MT-175. A estrada liga aquele município a Tangará, no Chapadão do Rio Verde. “A obra vai ser muito importante, principalmente porque há possibilidade de os trabalhos serem iniciados ainda este ano”, concluiu o deputado republicano.





Fonte: Secretaria de Comunicação

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