Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 19 de Junho de 2007 às 14:37

    Imprimir


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realizou nesta terça-feira, 19, simultaneamente às 9 horas da manhã, um evento no Palácio da Justiça em Cuiabá e nas 79 comarcas do Estado, para lançar a logomarca do Poder Judiciário, com o objetivo de firmar um posicionamento público de defesa do Poder Judiciário.

A ação recebeu o apoio de segmentos da área jurídica como a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), o Ministério Público e Defensoria Pública.

A nova direção do TJ, capitaneada pelo Desembargador e Presidente Paulo Lessa, vem enfatizando que a iniciativa é para demonstrar a relevância da instituição, que é um dos três pilares da democracia, composta além do Judiciário, pelos poderes Executivo e Legislativo, sendo que esta é vital para assegurar o Estado democrático de direito, primordial para a solidificação da democracia e essencial para o exercício da cidadania.

O evento foi coordenado por Paulo Lessa, quando magistrados e servidores em atuação no Tribunal de Justiça, nas comarcas da capital e interior, apresentaram a logomarca institucional, seguida do ato de “vestir” os prédios da justiça com esse símbolo impresso em banners numa ação que foi reconhecida como uma demonstração de integração, expressando parte do esforço que vem sendo empreendido para oferecer, conforme o Chefe do Poder Judiciário, aos cidadãos, uma justiça efetiva, acessível e transparente.

Em Nortelândia, a Juíza e Diretora do Fórum da Comarca, Ana Graziela Vaz de Campos, recebeu advogados, servidores, políticos, empresários e populares, para o ato que aconteceu em frente do fórum da cidade. Os representantes do Poder Executivo, o prefeito Vilson Ascari e o vice Antônio Meira, prestigiaram o evento. A Promotora de Justiça, Claire Voguel, representou o MP na solenidade. Vilson Ascari destacou que sempre acreditou no Poder Judiciário, e que alguns segmentos tentam desacredita-lo, com o objetivo de enfraquecer suas ações no combate ao crime organizado, corrupção e outros atos criminosos, mas que a população e a sociedade civil organizada devem lutar para que esta instituição nunca perca seu poder e possa continuar garantindo a execução das leis em vigor no país. “O Judiciário é muito importante para a democracia, por que se não existisse certamente estaríamos reféns de certos abusos que outros poderes e criminosos cometem diariamente” concluiu Ascari.

Em Arenápolis, a cerimônia também foi presidida pela juíza Ana Graziela, em substituição legal ao titular da comarca, juiz Érico de Almeida Duarte, que se encontra de licença. A solenidade contou com a presença de operadores do direito, políticos, servidores do judiciário, populares, imprensa e políticos. O Chefe de Gabinete, vereador José Elisio, representou o prefeito Rogaciano Oliveira Sampaio e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Irapuã Sampaio Rodrigues, representou o Poder Legislativo. Irapuã Sampaio defendeu a integração dos poderes, e que o Judiciário representa de fato a balança no equilíbrio das forças democráticas que comandam o país.

“Se o judiciário se enfraquecer, estaremos nós do Legislativo e o Executivo, também enfraquecidos, comprometendo a estabilidade democrática, que tão bem tem feito ao Brasil” finalizou o vereador.

A magistrada, Ana Graziela Vaz de Campos, esclareceu que a logomarca do Poder Judiciário está assentada num escudo e representa a proteção da imagem do poder, e que a balança representando o equilíbrio remete a equidade, também em alusão ao tratamento dispensado as partes envolvidas no processo. Conforme ela destacou, o destaque para o Poder Judiciário de Mato Grosso, denota a instituição dentro deste contexto de equidade e equilíbrio. O slogam explica a importância do Judiciário como instituição necessária à garantia do estado democrático de direito e ao exercício da cidadania. Finalizando a explicação do significado da logomarca, em relação às cores ela informou que o azul traduz a segurança, promove o entendimento entre as pessoas e favorece as atividades intelectuais. Já o dourado, simboliza a inteligência superior e a nobreza de espírito que, segundo o filosofo Platão, está entre as maiores virtudes do homem.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220882/visualizar/